A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sábado, 21 de maio de 2011

Galante e Sanguinário (3:10 To Yuma, 1957)

. Direção: Delmer Daves
. Roteiro: Halsted Welles
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 92 Minutos
. Cor: Preto e Branco

Sinopse:Território do Arizona, 1880 – O rancheiro Dan Evans e sua família estão sofrendo com a seca que assola a região há três anos. Quando ele e seus dois filhos pequenos saíram em busca de suas reses que haviam desaparecido, testemunham um assalto, cometido por Bem Wade e seu bando, contra uma diligência do banqueiro Batterfield. O bando havia se apoderado de seu gado e o colocaram na estrada para impedir a passagem da diligência.

Quando Wade percebe a presença de Dan e seus filhos, cavalga até eles para saber o que queriam. Dan respondeu que queria seu gado de volta e Wade prometeu que o devolveria em cinco minutos. Quando Wade voltava para a diligência, o cocheiro Bill Moons consegue render um de seus homens que descarregava a carga de ouro que estava sendo roubada. Wade saca sua pistola e mata Bill e o homem que havia sido rendido. Os filhos de Dan lhe perguntam se ele não ia fazer nada e ele responde: --“Para que me matem?” Depois do assalto, Wande e seu capanga, Charlie se aproximam de Dan e seus filhos e se apoderam de seus cavalos para que eles não possam avisar o xerife. Os cavalos iam ser devolvidos na cidade de Bisbee.

Quando voltam para casa e sua esposa Alice fica sabendo do ocorrido, lhe pergunta: --“E o que você fez?”, censurando-o. E ele lhe responde: --“Eram doze. O que eu podia fazer?” Alice começa a censurá-lo porque ele ficou impassível e ele lhe responde que não poderia ficar caçando fugitivos enquanto seu gado morria de sede. Ela aventa a possibilidade de comprar água de seu vizinho, Parker, que possuía um poço que não secava. Ele diz que a água para alimentar o gado por seis meses lhes custaria 200 dólares, dinheiro que não tinham.

Depois de recolher seu gado no curral, Dan sela dois cavalos, pois ele iria até Bisbee, acompanhado do Sr. Butterfield. Enquanto isso, Wade e seu bando chegam a Brisbee e vão até o bar, pra comemorar o assalto bem sucedido. Emmy, a garçonete, está só no bar, pois o xerife, que também é dono do bar, está fazendo a sesta. Wade começa a fazer galanteios para Emmy, que é uma bela mulher. Wade fala a respeito do assalto e da morte do cocheiro, então, Emmy acorda o xerife. O xerife pergunta por que eles não fizeram nada e eles respondem que viram o assalto de longe. O xerife, desconfiado, pergunta se eles vão ficar na cidade e Wade responde que são vaqueiros e vão para o México para cuidar de um rebanho de 60 mil cabeças. Querem apenas tomar um trago antes de partir. Percebendo que o xerife não vai sair da cidade enquanto eles estivem ali, Wade manda seus capangas irem para Nogales, no México onde ele os encontraria à noite. Wade ia permanecer sozinho em Bisbee, pois estava muito interessado em Emmy.

O xerife convoca uma patrulha e parte para o local do assalto e, no caminho, encontra-se com Dan Evans e Batterfield, que se dirigiam a Bisbee. Fica sabendo, então, que os homens que se diziam vaqueiros eram os assaltantes. Alex Potter, que se atrasara para a patrulha, chega a seguir e diz que um dos bandidos ficou sozinho na cidade. Todos voltam para capturar Wade.

Charlie, o mão-direita de Wade, volta à cidade e vê um cavaleiro se aproximando. Era Dan Evans que logo que entra no bar se dirige a Wade e lhe diz que ele lhe deve dinheiro, pois ele levou meio dia para reunir o seu gado que havia dispersado. Wade lhe dá o dobro do que ele pediu e mais dois dólares para compensar o trabalho dos meninos. Dan lhe diz que como ele havia cansado seu gado, lhe devia mais. Wade pagou sem pestanejar. Dan lhe diz, então, que, como ele havia ficado nervoso, Wade lhe devia ainda mais. Wade fecha a cara, mas é rendido pele xerife e seus ajudantes. Era um ardil para desviar sua atenção enquanto o xerife se aproximava sorrateiramente. Charlie, que está fora do bar, consegue fugir.

O xerife queria que Dan ficasse vigiando Wade, mas ele se recusou, pois estava em Bisbee a negócios e não era um agente da lei. Ele estava ali para conseguir um empréstimo de 200 dólares de Mac, dinheiro que usaria para comprar água, contudo, o pedido foi negado por Mac.

O xerife planeja enganar a quadrilha de Wade fingindo levá-lo para Fort Huachuca, mas o levará para Contention City, de onde parte o trem para Yuma. Por isso, precisava de dois voluntários. O banqueiro Butterfield oferece a quantia de 200 dólares para cada voluntario. Ouvindo isso, Dan se prontifica para o serviço, juntamente com Alex Potter.

Wade é colocada na diligência que parte na direção de Fort Huachuca. Os capangas de Wade seguem a diligência de longe. A estrada passava na frente do rancho de Dan e quando a diligência passava por uma pequena ponte, o cocheiro fez uma manobra para que uma das rodas caísse fora da ponte, fingindo um acidente. O xerife, então, pede para que Dan e Alex o ajudassem a mover a diligência. Neste momento, Wade é retirado da diligência e outro homem entra em seu lugar. Wade é conduzido até a residência de Dan. Do alto de uma colina, os capangas de Wade observam, sem de nada desconfiar. A diligência parte, acompanhada de guardas de segurança e a quadrilha a segue de longe.

Dan faz Wade tomar uma refeição, acompanhado de sua família. Este fica inteiramente à vontade e mostra-se um grande galanteador. Depois da refeição, Dan e Potter aprontam-se para levar o prisioneiro até Contention City, conforme o plano. Wade, charmoso, agradece a hospitalidade e diz para Alice que espera devolver Dan são e salvo.

Chegando a Contention City, encontram-se com o Sr. Butterfield e vão para o hotel, para esperar a chegada do trem que partiria para Yuma às 3:10h. Quando entram no lobby, Charlie, o lugar tenente de Wade está dormindo em uma poltrona e não nota a chegada deles. Já na suíte, Wade, sorrindo cinicamente, diz que Dan parece estar muito cansado e acrescenta: --“Por que você não dorme um pouco? Se quiser, seguro a escopeta para você.”

Da janela, assistem ao cortejo fúnebre de Bill Moons, acompanhado por sua mãe e irmão. Depois do enterro, o irmão de Bill vai até o bar do hotel, para tomar um trago, e se encontra com o Sr. Butterfield, que era o patrão de Bill. Acaba descobrindo que Wade estava no segundo andar do hotel e, bêbado e de arma em punho, invade a suíte e tenta matá-lo. Dan o derruba com um soco, mas a sua arca cai e dispara, chamando a atenção de Charlie que estava na rua, próximo ao hotel. Vendo Wade através da janela, Charlie parte para Nogales, em busca do resto da quadrilha.

Dan percebe que precisa de ajuda, mas soube que o xerife local está fora da cidade. Então, pede ajuda ao irmão de Bill, mas este diz que será uma luta injusta; que o bando de Wade é grande e cruel e, covardemente, se recusa a ajudar. Butterfield sai à procura de homens que possam ajudá-los e consegue cinco.A quadrilha de Wade chega à cidade e os sete homens se posicionam ao redor do hotel. Os homens que Butterfield conseguira, se atemorizam e deixam o hotel. Wade continua tentando convencer Dan a o libertar, ora com ameaças, ora com conversa macia. Por fim, aposta que até Butterfield o abandonará.

Alex Potter que está de vigia, em frente ao hotel, recebe um tiro nas costas, disparado por Charlie, logo após ter avisado Dan que um dos pistoleiros estava prestes a alvejá-lo. Dan mata o bandido com um tiro certeiro. Alex é trazido ao lobby do hotel e enforcado. Butterfield fica desesperado e pede para Dan abandonar a empreitada.


Enquanto isso, Alice, a mulher de Dan, que saíra de charrete à sua procura, chega a Brisbee. Quando entra no hotel, se depara com o corpo de Alex balançando em uma corda presa ao lustre do lobby. Quando se encontra com Dan, tenta dissuadi-lo a não continuar. Ele responde que vai fazer isso por Alex, que acreditava que a gente é capaz de viver unido e em paz.
Ouvem-se três badaladas do carrilhão do hotel. Dan, de escopeta em punho, ordena que Wade comece a andar. As ruas  estão completamente vazias. Agora é só Dan contra todo o bando. Os capangas estão posicionados nos telhados e nas esquinas, mas Dan segue em frente, obstinado em seu propósito. Agora não é mais uma questão de dinheiro; é honra e justiça. Wade sente-se completamente à vontade, confiando que seus homens o libertarão. Ouve-se o apito do trem chegando à estação.

Dan tem poucos minutos. Esgueira-se pelas ruelas e por currais, tentando ficar fora da mira dos bandidos. O trem chega à estação e os bandidos vão para lá e se posicionam, prontos para atirar. Dan toma um cavalo e o utiliza com um escudo móvel, até chegar perto do trem. Exatamente às 3:10, o trem para Yuma começa a se locomover. Os homens de Wade gritam para ele se abaixar para eles poderem atirar. Wade, numa atitude inesperada, salta para o vagão, juntamente com Dan. Charlie corre ao lado do vagão e dispara, errando. Dan, com um tiro certeiro, o mata.
Já com o trem se distanciando de Contention City, Dan pergunta a Wade: --“Por que fez isso?”, ele responde: --“Não gosto de dever favores. E você salvou minha vida no hotel. Ademais, eu já fugi antes de Yuma”.

Logo a seguir, Dan observa Alice vendo o trem passar. Ela lhe acena e ele responde. Começa a chover copiosamente. Don sabe que seus problemas terminaram. Wade sorri amistosamente e é correspondido por Dan , demonstrando simpatia e respeito mútuo. O trem se afasta a caminho de Yuma.


3:10 To Yuma - Trailer




3:10 To Yuma - Frankie Laine



Ending Music - Frankie Laine


Lyrics

There is a lonely train called the 3:10 to Yuma.
The pounding of the wheels is more like a mournful sigh,
Theres a legend and theres a rumour, when you take the
3:10 to Yuma,
You can see the ghosts of outlaws go riding by,
(Riding by
In the sky)
Way up high the buzzards keep circlin the train,
While below the cattle are thirsting for rain,
Its all so true they say, on the
3:10 to Yuma.
A man may meet his fate for fate travels every way.
Though youve got no reason to go there,
And there aint a soul that you know there,
When the
3:10 to Yuma whistles its sad refrain.
Take that train.

Ending

So when you take the train called the
3:10 to Yuma,
And leave the things you love you leave with a silent prayer.
(a silent prayer)
Though youve got no reason to go there,
And there aint a soul that you know there,
When the
3:10 to Yuma whistles its sad refrain
Take that train.
 
Elenco e Biografia
Glenn Ford - Ben Wade
Van Heflin - Dan Evans
Felicia Farr - Emmy
Leora Dana - Alice Evans
Robert Emhardt - Sr. Butterfield
Henry Jones - Alex Potter
Richard Jaeckel - Charlie Prince
Ford Rainey - Xerife de Bisbee
George Mitchell - Mac

Postagem refeita em 27.09.2013

Download TORRENT 700,06 MB (Magnet Link):


Legendas:                                                             

2 comentários:

  1. é um bom filme
    garto dilson

    ResponderExcluir
  2. Hadson - Governador Valadares (MG), Brasil6 de agosto de 2011 às 23:32

    Filmaço! Interpretações marcantes de Van Heflin e Glenn Ford, além da beleza de Felicia Farr. A música é fantástica!
    Gostei muito!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir