A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Proscrito (The Outlaw, 1943)

. Direção: Howard Hughes 
 . Roteiro: Jules Furthman
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 115,44 Minutos
. Cor: Preto e Branco

Sinopse:

Doc Holliday, famoso pistoleiro e jogador, chega ao Condado de Lincoln, no Novo México, à procura do homem que roubara seu cavalo. Para sua surpresa, seu grande amigo, Pat Garrett, era o recém nomeado xerife do Condado.

Pedindo algumas informações, descobre que o cavalo está preso em frente ao consultório do dentista e, quando foi recuperar seu alazão, aparece um jovem, quase um menino, dizendo-se dono do mesmo. Doc lhe pergunta onde havia conseguido o cavalo e ele disse que foi em Santa Fé Springs e que não o roubara. Doc, para impor respeito declina seu nome: Doc Holliday. O jovem, na maior calma responde: --"Já ouvi falar". Quando Doc pergunta seu nome, o jovem responde: William Boney. Doc agora sabia que estava falando com o temível pistoleiro "Billy the Kid" e perdeu o ímpeto de retomar o cavalo.

Quando chega Pat Garrett e pede para Billy acompanhá-lo, este simplesmente diz que não. Então, Doc apresenta Billy para Pat, que fica surpreso e tenta por em prática uma de suas manhas. Desce do cavalo e estende a mão para Billy, que, incontinenti, lhe acerta um soco no queixo, derrubando-o. Billy fez isso porque jamais um xerife lhe estendeu a mão para cumprimentá-lo e ficou desconfiado.

Quando Billy leva o cavalo Red para a cocheira, chega Doc e lhe diz que o cavalo sabe fazer alguns truques. Diz para se afastar que Red vai tirar suas luvas, que estavam no cinturão. Quando Billy se afasta, Pat Garrett coloca o revólver em suas costas, rendendo-o. Billy diz estar decepcionado com o "grande" Doc Holliday, que ele idolatrava desde criança; que não esperava que ele precisasse se aliar a um policial para dominá-lo. Diante disso, Doc pede que Pat o libere, senão ele nunca saberá " como isso vai terminar".

Começa a nascer assim, uma estranha amizade entre dois pistoleiros famosos: um homem maduro e um jovem quase imberbe, que se admiram e se respeitam.
À noite, quando Billy estava indo para o hotel, percebe que Doc se dirigia à cocheira. Seguindo-o cautelosamente, flagra Doc querendo tirar o cavalo da cocheira. Por isso, resolve dormir na cocheira e vigiar Red. Logo após, alguém desfere um tiro em sua direção, ser acertar. Cautelosamente Billy ataca o atirador e descobre que é uma bela jovem: Rio Mac Donald, que queria vingar-se do assassinato do irmão.

No dia seguinte, quando ele e Doc estavam jogando pôquer no bar, surge um desconhecido e diz que precisa falar com ele a sós, nos fundos. O desconhecido lhe diz que também não gosta de Pat Garrett e lhe propõe que façam uma emboscada para se livrarem do mesmo. Mas era um ardil e quando o estranho lhe apontou a pistola, Billy, com um saque rápido o matou.

Billy não quis fugir e ficou esperando calmamente a chegada do xerife. Pat Garrett chegou acompanhado de três assistentes. Mesmo Billy e Doc explicando que o estranho havia sacado primeiro, Pat mostrou-se intransigente e queria prender Billy de qualquer maneira. Quando os assistentes quiseram fazer o cerco, Doc os impediu, tomando partido de Billy, pois percebeu que motivação de Pat é pessoal.

Doc e Billy resolver sair do bar, caminhando de costas para a porta, prontos para sacar as armas, quando um homem entra e esbarra em Billy, desequilibrando-o. Nesse instante, Pat dispara um tiro com sua Winchester, acertando Billy na barriga. Doc saca sua pistola e desarma Pat. Quando dois assistentes tentam sacar suas armas, Doc os derruba a tiros. Pat diz para Doc que a amizade entre os dois acabava neste instante.
Doc ajuda Billy montar no cavalo e ambos fogem a galope.

Doc leva Billy até a casa de sua namorada. Rio Mac Donald, a mesma jovem que havia atirado em Billy na cocheira. Pede para que ela e sua tia Guadalupe tomem conta de Billy e foge, pois Pat havia organizado uma patrulha para persegui-los. Na fuga, Doc ultrapassa a fronteira e, mesmo assim, continua sendo perseguido pela patrulha. Resolve, então, retardá-la, pois seu cavalo estava exausto. Empunhando uma Winchester, mirando de cima de uns rochedos, acerta três assistentes do xerife. Mesmo tendo na mira o xerife Pat Guerret, Doc resolve não atirar.

O estado de saúde de Billy se agrava, tendo calafrios e febre. Rio coloca pedras quentes embaixo do cobertor para aquecê-lo, mas com pouco resultado. Então, tira a roupa e deita-se junto dele, aquecendo-o com o próprio calor. Quando tia Guadalupe censurou-a, ela disse para trazer um padre, se isso a contentasse.

Rio cuidou de Billy durante um mês e acabou se apaixonando pelo jovem. Billy se recupera e começa mostrar o lado encantador de sua personalidade. Mesmo tia Guadalupe que não movia um dedo sequer para ajudá-lo, ficou encantada quando ele a chamou de "Lollipop" e soube, por Rio, que a palavra era o nome de um doce.

Depois de despistar a patrulha, durante uma chuva que desfez seus rastros, Doc volta à casa de Rio e percebe que ela estava apaixonada por Billy e fica furioso. Tia Guadalupe diz que Billy também a encantara, que ele é "um diabo, capaz de hipnotizar um pássaro num arbusto".Doc diz ter o remédio para isso, apalpando suas pistolas. Rio, então, conta que ela havia casado com Billy, mas que ele não sabe, pois estava delirando na ocasião.

Doc se sente duplamente traído, pois Billy lhe tomara o cavalo e agora a sua namorada. Billy aparece e fica contente e reencontrar o amigo Doc, o que acalma o velho pistoleiro. Billy, em tom de troça, pede para Doc escolher entre o cavalo Red e Rio. Doc, percebendo a brincadeira, escolhe ficar com o cavalo, ao que Billy retruca, dizendo que gosta muito do cavalo. Rio, não percebendo a brincadeira, ficou completamente desolada, sentindo-se um mero objeto.

Na mesma noite os dois resolvem partir para Fort Summer, para ficar fora do alcance de Pat Guerrett. Pegam alguns mantimentos e pedem para Rio abastecer seus cantis com água, visto que teriam que atravessar um deserto. Na saída, Billy diz para Rio, que estava cabisbaixa, que se encontrar uma casa em Fort Summer, mandará alguém buscá-la; ela lhe pergunta por que e ele lhe responde que não suporta comida caipira.

No caminho para Fort Summe,r percebem que estão sendo seguidos por Pat Garrett e concluem que foram traídos por Rio. Logo depois, descobrem que ela enchera os cantis com areia, deixando-os em sérias dificuldades. Durante a noite, Billy espera Doc dormir deixa o acampamento, rumando para a casa de Rio, com vontade de vingar-se dela.

Ao acordar, pela manhã, Doc é surpreendido por Guerrett que o prende, e percebe que Billy sumira. Logo após chegarem a um barreiro para se abastecerem de água, percebem algumas pegadas de mulher, que se dirigiam até uma encosta. Lá, descobrem Rio amarrada à moda dos índios e amordaçada. Era a vingança de Billy que a deixara ali para morrer ao sol. Sabendo que Billy estava apaixonado por Rio, calcularam que ele voltaria para libertá-la e montaram uma tocaia. À noite Billy volta e é aprisionado.

Pela manhã, quando os quatro se preparavam para voltar para Lincoln, percebem que estão sendo cercados pelos índios Mescaleros. Pat vê-se obrigado a libertar os dois prisioneiros e devolver-lhes as armas, com a promessa solene que as devolverão assim que o perigo passar. Conseguindo despistar os índios, chegam até o rancho de um amigo de Pat e pedem pousada.

Agora que o perigo havia passado, nem Billy nem Doc querem devolver as armas e resolvem partir. Pat fica irado, pois Doc havia trocado a longa amizade entre ambos pela amizade de um jovem bandido, e se confronta com Doc. Doc diz para ele não tentar nada pois não terá nenhuma chance. Mesmo assim Pat coloca a mão na pistola para sacar e Doc saca mais rápido, mas não atira; Pat, fora de controle, dispara e mata Doc Holliday, que fora seu melhor amigo.

Depois de enterrar Doc, Pat Garret diz para Billy que quer deixar as armas de Doc com ele, deixando Billy muito contente, já que idolatrava Doc Holliday . Billy coloca o cinturão com as armas de Doc por cima do seu e fica comparando as armas, quando ao peso, equilíbrio, comprimento do cano, quando Pat, com cara de patife pede que illy deixe as suas armas com ele. Por quê?, pergunta Billy. Pat lhe explica tendo as armas de Billy, poderá dizer que o matou em um duelo e que Billy ficará livre para começar uma nova vida. Mesmo desconfiado Billy concorda e entrega suar armas.

Quando Billy resolve partir e diz adeus a Pat, este, com uma cara de vigarista, diz que ele não vai a lugar algum, que não o deixará partir. Sentindo-se enganado Billy resolve confrontar Patt que lhe diz cinicamente que havia retirado os percussores das armas de Doc. Billy examina uma arma e constata que a mesma não pode disparar, mesmo assim vai ao encontro de Pat, resoluto. Pat, então, saca uma das armas de Billy, que estava em seu poder e aperta o gatilho; a arma não dispara. Então, Billy saca a segunda arma e percebe que, sem querer, havia trocado de armas e que empunhava uma arma em bom estado. O que vai acontecer a seguir, mudará a vida dos dois para sempre.

Comentários:
O ESCÂNDALO QUE O FILME PROVOCOU
O filme O Proscrito (The Outlaw) foi terminado em fevereiro de 1941, mas estreou somente em 1943, devido a problemas com a censura, então reinante em Hollywood, que exigiu cortes e revisões no filme. Não havia nenhuma cena de sexo ou algo mais picante; a raiz do problema foi que os censores implicaram com o busto generoso da atriz novata, Jane Russel, então com vinte e dois anos de idade. Howard Hughes desafiou o "Hays Code", que controlava a "moralidade" dos filmes de Hollywood.

Achando que as câmeras não fizeram jus aos dotes de Jane Russel, Hughes projetou um sutiã especial para realçar as formas da atriz. Ele acrescentou barras de aço curvas, que suspendiam os seios. As barras foram presas às cintas do sutiã no ombro.Isto permitiu que os seios fossem levantados e realçados. A ênfase dada ao busto da atriz foi demais para o HPCA (Hollywood Production Code Administration), o "Código Hays", como era chamado. Para obter o sêlo de aprovação, Hughes, relutantemente, removeu aproximadamente meio minuto das cenas que mostravam o busto da atriz. As controvérsias continuaram, até que Hughes resolveu promover um "clamor público" contra a censura do filme. Depois, Hughes resolveu lançar o filme sem o sêlo do "Motion Picture Code", dando início ao fim da censura existente em Hollywood.

Em 5 de fevereiro de 1943, o filme foi lançado nos cinemas de São Francisco, Califórnia, e causou grande sensação. A duração do filme era de 115 minutos, mas houve cortes de cenas após as exibições. Aborrecido, Hughes não lançou o filme em Nova Iorque, conforme estava programado e arquivou o filme até 1946.
Quando o filme foi relançado em 23 de abril de 1946, em São Francisco, o dono de um dos cinemas foi preso por ter exibido um filme "ofensivo à decência". A MPAA - Motion Picture Association of America acusou Hughes de não ter exibido as cópias aprovadas pela Associação. Hughes se demitiu da MPAA e moveu uma ação de um milhão de dólares, contra a mesma, reclamando perdas e danos. Perdeu a ação e todos os recursos posteriores. Mesmo entre batalhas judiciais e proibições, a United Artists promeveu exibições itinerantes do filme, entre 1946 e 1947, batendo todos os recordes de público.Proibido em Nova Iorque, foi finalmente exibido em 11 de setembro de 1947, com o fim das interdições. Mesmo assim, várias cidades continuara proibindo sua exibição local.
O Código Hays foi criado em 1930, como um instrumento de auto censura, instituído pelos estúdios após a forte pressão da Legião da Decência dos Católicos (National Legion of Decency), para evitar que o conteúdo dos filmes ofendesse, de alguma maneira, a moral e os bons costumes da sociedade norte-americana, assim como a própria Igreja. A vigência do Código foi um dos motivos pelos quais os épicos bíblicos, produzidos na época, não se tornaram alvo de polêmicas e protestos. O Código Hays vigorou até 1968, quando foi revogado e substituido por um sistema classificatório de filmes.
"Nos anos 1930, padres norte-americanos influenciavam fortemente a concepção e aplicação do "Código de Produção de Cinema", um documento que especificava, entre outras bizarrices, que "as partes mais íntimas do corpo humano são órgãos sexuais, masculinos e femininos, e os seios de uma mulher"; e que "eles nunca devem ser descobertos e nem cobertos com material translúcido ou transparente". O "Código", então apoiado pela "Legião da Decência", grupo formado por bispos católicos, recomendava limpar e desinfetar a peste de Holly(wood), que infectava o país com seus filmes lascivos e obscenos. Expressões como "vai para o inferno" estavam no index cinematográfico. Em "O Sindicato de Ladrões", 1954, EUA, dirigido por Elia Kazan, o personagem Terry Moran, protagonizado por Marlon Brando, foi autorizado a pronunciar por duas vezes a expressão "infernal", depois de uma negociação intensa com os administradores do "Código de Produção" ". Terra Magazine
Acima, fotos promocionais que causaram furor nos censores e que não fazem parte do filme, e Posters da época, ressaltando o generoso busto da atriz.

Elenco: Biografia
Walter Huston - Doc Holliday
Thomas Mitchell - Pat Garrett
Jane Russell
- Rio McDonald
Jack Beutel - Billy the Kid (Willian Henry Bonney)
Mimi Aguglia
- Guadalupe
Joe Sawyer - Charley
Gene Rizzi - Estranho morto por Billy
Ethan Laidlaw - Policial
Dickie Jones - Garoto do apito
Martin Garralaga - Mike


Postagem refeita em 27.09.2013
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Legendas:                                       

Um comentário:

  1. Jane Russel: The Outlaw,Gentlemen Prefer Blonde, The French Line (em 3D), e High Botton Shoes( peça de teatro que assisti em Columbus Ohio,1970),LINDA,INESQUCÍVEL.

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