A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Nenhuma Mulher Vale Tanto (The Iron Mistress, 1952)

  • . Direção: Gordon Douglas
  • . Roteiro: James R. Webb, da novela de Paul I. Wellman
  • . Origem: Estados Unidos
  • . Duração: 110 Minutos
  • . Cor: Colorido
  • . Idioma Original: Inglês
  • . Nome em Espanhol: La Novia de Acero e Ninguna Mujer Vale Tanto
Sinopse:
Em 1825, James "Jim" Bowie sai de sua casa, no sertão de Bayou Sara, indo para Nova Orleans, com o objetivo de vender certa quantidade de madeira serrada. Seus irmãos ficaram preocupados, pois Jim era um rapaz despreocupado e eles temiam que ele não obtivesse um bom preço.


Em Nova Orleans, Jim conhece o pintor francês James Audubon, que está falido e não era bem quisto pela rica família de Bornay. Ele havia começado um retrato da bela Judalon de Bornay e não o terminara, preferindo retratar pássaros, para sobreviver. Como Audubon fora despejado da pensão onde morava, Jim o acolheu no apartamento que acabara de alugar. Quando Jim levou Audubon a um clube para tomar uma bebida, Narcisse de Bornay quis agredir o pintor e foi impedido por Jim. Por este simples gesto, Narcisse o desafiou para um duelo. Jim ficou completamente surpreso, pois não pretendia insultá-lo; mas, segundo o que Audubon lhe explicou, este era o "código de honra", à moda francesa, usado pela alta classe dominante da Louisiana.
Como Jim fora o desafiado, tinha o direito de escolher as armas a data e o lugar do duelo. Assim, se dirigiu à mansão de Bornay, sendo recebido cordialmente por Narcisse que lhe perguntou se já havia escolhido as armas. – Sim, respondeu Jim. --"As armas serão bolas de neve e o local, Nova Orleans". Narcisse, sabendo que ali nunca nevava, compreendeu o bom humor de Jim e lhe ofereceu sua amizade, ao invés do duelo. Quando Jim conheceu Jadulon, ficou apaixonado, pois já havia visto seu rosto no quadro de Audubon e havia gostado. Quando Narcisse percebeu o que acontecera, ficou preocupado, pois sabia que sua irmã era orgulhosa e mimada.
Narcisse começa a apresentar Jim à alta sociedade local e o leva a uma academia onde os cavalheiros praticavam esgrima. Quando perguntaram a Jim que arma ele usaria se de fato tivesse que duelar, ele respondeu que seria a faca. Então fez uma demonstração, acertando um alvo com o arremesso de uma faca espanhola. Contrecourt, um excelente espadachim, disse que um cavalheiro não usaria uma faca. O que Jim falou como resposta o desagradou, surgindo um ar inamistoso entre os dois.
Os de Bornay deram uma festa e convidaram Jim. Durante a festa, Jim começa uma dança com Jadulon e a leva para um lugar reservado e declara sua paixão por ela. Ela lhe responde com um beijo, mas quando ele a pede em casamento ela se ofende, pois, "não se acostumaria nunca a viver num pântano". Jim fica ofendido e se retira sem se despedir de ninguém. Contrecourt, que era um pretendente de Jadulon, pensa que Jim a ofendera e parte em seu encalço, com a finalidade de desafiá-lo para um duelo. Narcisse, vendo o acontecido, sai à procura dos dois, encontrando Jim no clube, apostando na roleta. Logo após, chega Contrecourt e Narcisse se coloca entre os dois e agride Contrecourt, o que gera o desafio para um duelo de espadas. Narcisse foi uma presa fácil, sendo morto por Contrecourt, um hábil espadachim. Vendo isso, Jim o desafia e escolhe lutar com uma faca contra a espada dele; contudo, escolhe um quarto escuro e fechado como local do duelo. Todos ficaram surpresos quando, depois de algum tempo de luta, Jim sai do quarto, vitorioso, apenas com um pequeno ferimento na mão.

Jim vende a serraria da família e volta para casa, com um plano de enriquecer rapidamente. Ele pensava comprar terrenos pantanosos à beira do rio, drená-los e plantar algodão. Os irmãos não aceitaram a idéia, mas a mãe deles votou a favor da idéia. Em poucos anos o plano surtiu efeito e a empresa "The Bowie Brothers" de Bayou Sara, já era manchete nos jornais. A empresa então começou a especular com os terrenos e a enriquecer. Quando foram ao Banco de Natchez, em busca de capital, começaram a sofrer pressão do produtor de algodão Juan Moreno,que era um dos diretores do banco, e seus amigos. Jim toma, então, uma atitude arriscada para se vingar de Juan Moreno: secretamente, compra por sete mil dólares, um cavalo de corrida desconhecido no lugar, com a finalidade de derrotar o cavalo de Moreno, o franco favorito. O General Cuny e o Dr. Cuny, apesar de surpresos com esta loucura de Jim, o apóiam, pois como o cavalo é desconhecido, Moreno e seus amigos estão dispostos a apostar cinco contra um .
A corrida é vencida pelo cavalo de Jim, descontentando o grupo de Moreno que contestam a propriedade do cavalo vencedor. Jim, então, percebe a presença de Judalon no hipódromo. Quando se encontra com ela fica sabendo que ela havia se casado com Philippe de Cabanal. Em particular, ela explica a Jim que, depois da morte do irmão, ela ficou com as finanças abaladas e ela casou com Cabanal para manter a posição social, mas que pretende divorciar-se dele. Sabendo que terá sérios problemas brevemente, Jim vai a um famoso ferreiro, Sr James Black, especialista na têmpera do aço. Mostra-lhe um modelo de faca que esculpira e pede que ele lhe faça uma faca especial em quatro dias. Black nunca havia visto um modelo de faca destas proporções: uma lâmina de três oitavos de polegada de espessura. Jim explica que quer uma arma pesada, que não se dobre nem se quebre. Aceitando o desafio, Black começa a fabricar a arma; inclusive, usa o aço contido em um pedaço de meteorito, para apurar a têmpera.
Quando Jim estava reunido com seus amigos e sócios no clube, comemorando a vitória na corrida, chega Philippe e pede para falar a sós com ele. Entrega um envelope cheio de dinheiro a mando de Moreno, que não queria ser visto. Depois, Philippe pede dinheiro emprestado, pois havia perdido muito dinheiro na aposta que fizera no cavalo de Moreno. Diz, também, que vem perdendo muito dinheiro, jogando pôquer com "Bloody Jack" Sturdevant. Também lhe entrega uma carta que Judalon havia enviado a Jim por intermédio de uma criada e que fora interceptada e lida por ele. Na carta, Judalon pede um encontro com Jim, em sua própria casa.
Durante o encontro, Judalon diz que quer se divorciar de Philippe, pois ele está sempre perdendo e ela não quer viver com alguém assim. Sabe que o divórcio não é permitido, mas que vai pedir a ajuda de amigos para que possa anular o casamento. Pede que Jim prometa não lutar contra Moreno, pois ele é muito perigoso e ela quer Jim só para ela. Quando Jim chega ao clube, onde estão seus amigos, o General Cunny e o Dr. Cunny, chega o Dr. Maddox para pagar sua aposta, mas pega o maço de notas e bate no rosto do Dr. Cunny, que havia feito chacotas com ele. Imediatamente é feito o desafio para um duelo. Dr. Maddox pede para que Jim seja seu padrinho; Jim aceita e se retira. Seu irmão o alcança no átrio e fala sobre Judalon. Diz que desconfia que Judalon esteja pensando em se casar com Moreno após se divorciar. Jim, contudo, não aceita o argumento do irmão e o agride.

No dia seguinte, acontece o duelo. Os adversários disparam duas vezes cada um, sem acerto. O juiz diz que no código não existe um terceiro tiro. O Juiz Crain, amigo de Moreno insiste para que exista um terceiro disparo. O Dr. Maddox recusa-se e diz-se satisfeito com o resultado. Então Crain dispara um tiro contra Jim. O General mata Crain com um tiro e vai socorrer Jim, quando Moreno lhe acerta um tiro na cabeça. Jim está caído; Moreno, empunhando uma espada, acerta-lhe uma estocada no peito. Mesmo seriamente ferido, Jim mata-o com sua faca.
Depois de um período de restabelecimento Jim recebe uma carta de Judalon e vai ao seu encontro. Judalon está infeliz porque Moreno era o único com suficiente influência para livrá-la do casamento com Philippe. Manipuladora, diz que quer ir com Jim para o Texas, mas seria muito cruel com Philippe, já que ele continua jogando e perdendo para Sturdevant. Jim chega ao clube onde Philippe está jogando com Sturdevant. Jim desafia Studervant para um duelo, já que ele tem fama de ser hábil com o manejo de facas. Desafio aceito, ambos vão lutar com as mãos livres, amarradas à mão do oponente, dentro de um círculo traçado no chão. Jim consegue cortar o tendão do braço de Sturdevant, inutilizando-o, mas poupa-lhe a vida. Jim sai do clube e vai se encontrar com Judalon, conforme o combinado.
No caminho, encontra-se com Nez Coupe, que lhe diz que ela havia partido de barco, com o marido. Ante a incredulidade de Jim, Coupe lhe entrega uma carta escrita por ela, explicando que não teve coragem de deixar Philippe; que talvez permaneçam juntos. Diante disso, Jim resolve partir para o Texas, juntamente com Nez Coupe. Ao anoitecer, são atacados pelos capangas que Sturdevant havia mandado para matá-lo. Nez Coupe é atingido nas costas por uma faca lançada por um dos homens. Jim é ferido com um tiro e se esconde na vegetação. Consegue matar a facadas os três capangas, mas fica seriamente ferido e perde a faca que lançara contra o último deles; então desfalece.
Jim é socorrido por Úrsula de Veramendi, a filha espanhola do vice-governador do Texas. Ela entrega Jim aos cuidados de um médico, com dinheiro para tratá-lo ou para o sepultamento, se ele falecesse. Mais uma vez ele sobrevive. Depois de um longo período convalescendo, parte para o Texas à procura da jovem que havia salvado sua vida, para lhe agradecer e e para devolver o dinheiro que sobrara. Jim apaixona-se por Úrsula e é correspondido. O pai dela lhe oferece sua hospitalidade e Jim permanece em sua casa por muito tempo.
Durante uma festa o pai de Úrsula o chama para uma conversa particular. Diz que sua fama de violência já chegou ao Texas; que está falando como pai, porque percebe que ele e Úrsula se gostam. Jim lhe mostra a bainha, sem a famosa faca, o que dá um alívio a Don Juan de Veramendi. Jim resolve partir por uns dias para vender as terras que possui na Louisiana, mas antes disso, conversa com Úrsula. Diz que tem autorização de seu pai para cortejá-la e a pede em casamento. Ela, contudo, está indecisa, pois enquanto ele esteve desfalecido, chamava incessantemente pelo nome de uma mulher.

Quando Jim estava retornando de barco para a Louisiana, Sturdevant é informado que ele está a bordo. Resolve embarcar e matá-lo durante a viagem. Já a bordo, pergunta por Jim e diz que vai esperá-lo no seu camarote. Entra no camarote de Jim e fica de tocaia, empunhando a faca "Iron Mistress". No barco, Jim encontra-se com Judalon e Philippe, este, completamente bêbado. Havia perdido todo o dinheiro numa mesa de pôquer. Jim resolve jogar e percebe que são três patifes que jogam com cartas marcadas. Desmascara-os e fica com uma grande quantidade de dinheiro que entrega a Philippe e sai do seu camarote. Judalon quer ir com Jim e é impedida por Philippe; então ela diz que vai abandoná-lo. Louco de raiva, Philippe sai armado com uma pistola para acertar as contas com o rival. Jim está abrindo a porta de seu camarote quando um camareiro diz que o Sr. Sturdevant está à sua procura. Cauteloso, Jim vai até o camarote de Sturdevant armado com uma pistola. Neste instante, Philippe entra sorrateiramente no camarote de Jim e é atingido pela faca lançada por Sturdevant; antes de cair, Philippe dispara um tiro e acerta a testa de Sturdevant. Ambos morrem.
Jim vai ao seu camarote e observa a cena. Recupera sua famosa faca que está cravada no peito de Philippe. Judalon, quando vê que o marido está morto, chega a sorrir de satisfação; agora está livre e quer ficar com Jim. Contudo, Jim diz que não a quer mais. Que ela foi a causadora da morte de oito homens que a amavam e diz: --"Nenhuma mulher vale tanto"... Retira-se até o convés e joga a sua famosa faca no fundo do rio. Agora ele está livre. Livre do seu passado e para recomeçar uma vida junto de Úrsula em San Antonio, no Texas.
Comentários:

1. James "Jim" Bowie foi um personagem real e virou uma lenda por causa de suas façanhas, principalmente, pela sua famosa faca "Iron Mistress", sua "amante de aço" (Bowie Knife). Leia sua biografia na Wikipédia: Português English



2. O duelo entre o grupo ao qual Jim Bowie pertencia, formado por Samuel Wells (duelista), Thomas Wells e o General Cunny e o outro grupo político, formado pelo Dr. Thomas Maddox (duelista), Major Noris Wright,os irmãos Blanchard e o Coronel Crain, aconteceu no dia 19 de setembro de 1827, na praia de Vidália Sandbar, em Natchez, no Estado de Louisiana. Este duelo transformou Jim Bowie e sua famosa "Faca Bowie" em lendas: Leia: A Luta de Jim Bowie
3. James Black foi o ferreiro que confeccionou a famosa faca desenhada por Jim Bowie.


Elenco: Biografia
Download TORRENT 1,37 GB mko com Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário