A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tumbleweeds, 1925

. Direção: King Baggot e Willian S. Hart
. Roteiro: Hal G. Evarts de uma história de C. Gardner Sullivan
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 114 Minutos
. Cor: Preto e Branco
. Áudio: Filme mudo, sonorizado.
Sinopse:
Em 1889, o Governo Americano abriu o Território Cherokee, em Oklahoma, para a colonização. Em 1893 houve a corrida chamada de Cherokee Strip Land Rush, quando milhares de colonos se increveram para obter um pedaço de terra. O vaqueiro Don Carver, um "cardo", como os vaqueiros se identificavam, --pois eram livres como estas plantas que são transportadas ao sabor dos ventos – se apaixonou por Molly Lassiter, uma jovem que, com a família, estava se habilitando para a corrida pela posse de terras.

Carver resolve abandonar esta vida livre, pois percebe que o Oeste que ele conhecia estava chegando ao fim. Os criadores de gado, que haviam ocupado a área até então, tiveram que sair e retirar o gado. Carver ficou sem trabalho, por isso, resolve participar da corrida e conseguir um pedaço de terra. Estava interessado especialmente no local onde ficava o Rancho Box K, por onde passam os canais de água.

Para que a chance fosse igual para todos, o Governo criou uma faixa de terra onde ninguém podia entrar sob pena de prisão. Havia alguns aproveitadores, os chamados "sooners", -aqueles que chegam antes dos outros -, querendo levar vantagem. Carver, sabendo que algumas cabeças de gado estavam extraviadas no Rancho Box K, vai até lá para trazê-las de volta. O meio-irmão de Molly, que era seu inimigo, o acusou de ser um "sooner" e de tentar matá-lo. Por isso ele ficou preso no curral, juntamente com outros aproveitadores, onde ficaria até depois de ser dada a partida da corrida. Ele teve que fugir para participar da corrida com seu cavalo Salvator, o mais rápido de todos.
Comentários:

1.Tumbleweed é a última contribuição de William S. Hart, a lenda do gênero Western, no tempo dos filmes mudos. Hart retornou depois de uma longa ausência; foi o seu canto do cisne. Terminaria assim a época da moralidade e do individualismo, que era a marca de Hart, dando lugar a filmes de maior ação e westerns épicos, como The Covered Wagon e The Iron Horse. Contudo, a versão que Hart dá à corrida foi inigualável em extensão e emoção, certamente influenciando outras versões, como em Cimarron. Tumbleweeds não correspondeu às expectativas comerciais, e Hart, angustiado por ter que competir com verdadeiros "showmen" com Tom Mix e Hoot Gibson, resolveu se aposentar. Em 1939, a Astor Picture´s faz um re-lançamento de Tumbleweeds, e Hart, então com 75 anos de idade, faz um prólogo de oito minutos, falando do filme, da carreira, das glórias do velho oeste e de suas feridas. É um prólogo de um filme e um epílogo da carreira de Hart, que se afasta da câmera verdadeiramente emocionado.

Com a aposentadoria de Hart, outra fase importante também chegou ao fim: a dos sérios e maduros Westerns que desapareceu e foi preciso esperar 25 anos por diretores como Howard Hawks, Anthony Man e John Ford com filmes com mais maturidade que simplesmente índios e vaqueiros.
2. "Tumbleweeds" é um faroeste que retrata a famosa "Cherokee Strip Land Rush", a corrida por terras de 1893. As terras, tomadas aos Cherokees, estavam arrendadas aos grandes criadores de gado, mas como a pressão por terras era muito grande, o Governo Americano resolveu reparti-las com colonizadores. Os criadores foram obrigados a retirar todo o gado da região. Para que houvesse mais justiça, promoveu-se a Land Rush ou Land Run, quando todos os pretendentes a um pedaço de terra participariam de uma corrida. Os colonizadores usaram cavalos, carroças e até bicicletas. Os que primeiro chegassem demarcariam e ocupariam as terras escolhidas.

Foi demarcada uma faixa de terra onde ninguém poderia ingressar antes de ser dada a partida. Naquele tempo havia os chamados "sooners" (os que chegam mais cedo – os aproveitadores), que tentavam se antecipar e demarcar o terreno, sem esperar a partida. Esses eram presos e punidos.
3. Tumbleweed é a parte de uma planta (Cardo – Salsola tragus) que fica acima do solo. Em algumas espécies de Cardo, a parte superior constitui-se de um cacho que, quando a planta amadurece e seca, se solta das raízes e é levada pelo vento, rolando. Seu habitat é nos desertos e estepes.O cardo é um diásporo que, quando levado pelo vento, dispersa suas sementes ou esporos. Quando cai em um terreno úmido o cacho absorve água e se abre, permitindo que suas sementes germinem, embora o cacho esteja morto.

Neste filme e em outros Westerns mais antigos, os tumbleweeds aparecem com freqüência, rolando pelos campos ou pelas ruas das cidadezinhas.



Willian S. Hart dismisses the Classic Westerns


Elenco:
William S. Hart - Don Carver
Barbara Bedford - Molly Lassiter
Lucien Littlefield - Kentucky Rose
J. Gordon Russel - Noll Lassiter
Richard Neill - Bill Freell
Jack Murphy - Bart Lassiter
James Gordon - Joe Hinman
George F. Marion - Velho colono

Download TORRENT 699 MB AVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário