A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sábado, 9 de abril de 2011

Terra do Inferno (Man In The Saddle, 1951)

.Direção: André De Toth
.Roteiro: Kenneth Gamet
.Origem : Estados Unidos
.Duração: 87 Minutos
.Cor: Colorido

Sinopse:

Will Isham é um grande rancheiro e é dono da região. Vive sempre cercado de capangas e acaba de trazer Fay Dutcher, um pistoleiro texano, para ajudá-lo em um serviço sujo que ele pretende executar contra um de seus vizinhos.

Owen Merrit é um pequeno rancheiro, homem valente, mas equilibrado. Acaba de perder sua antiga namorada, Laurie Bidwell, para Will Isham. Laurie mostrou ser uma mulher ambiciosa e aceitou casar com Isham simplesmente pela riqueza dele, e disso não faz segredo.
No dia de seu casamento, Laurie foi até o hotel de Isham para arrumar-se para a cerimônia e Owen foi falar com ela. Mesmo usando o vestido de noiva, Laurie foi falar com Owen. Ele queria simplesmente lhe perguntar se ela tinha certeza do que estava fazendo e ela lhe responde que sim. Contudo, ao despedir-se dele, deu-lhe um prolongado beijo na boca, mostrando que ainda estava apaixonada por ele.

Durante a recepção, no rico Rancho Skull, de Will Isham, o pai de Laurie, Love Bidwell, fica bêbado e começa a falar demais. Ela o expulsa do rancho e ordena que ele deixe a região, pois ele poderia envergonhá-la, agora que é a Senhora Isham. Pay Lamkershim, um velho rancheiro que tem uma propriedade vizinha do rancho de Will e com ele divide um pequeno lago que abastece os rancheiros da região, é chamado por Will, para uma conversa de negócios. Will quer comprar seu rancho e lhe oferece 50.000 dólares, à vista, pela propriedade. Pay fica espantado, pois sua propriedade não vale nem a metade dessa quantia. Will lhe explica que, como ele possui apenas a metade do lago e que ele não divide nada com ninguém. –“O que é meu, é meu por inteiro”, disse-lhe. Jay responde que vai lhe vender o rancho, pois se Owen Merrit não lutou pelo que lhe pertencia, ele, que é velho, já não tem vontade de lutar. Will fica furioso com a indireta e lhe diz que depois de receber o pagamento ele não deverá jamais colocar os pés em Sckull.

Depois da recepção, Will se aproxima de Laurie e lhe pergunta o que ela havia feito com o pai; ela responde que o havia mandado embora. Ele diz que ela sabe lidar com as pessoas e ela lhe diz que faz o que ele quer que ela faça. Então, ele lhe pergunta: -“E o que você quer?” Ela responde que nada mais do que tem agora e que jamais deixará de cumprir sua parte na “troca”. Ele diz que para ela tudo é uma troca, e ela lhe pergunta: -“Alguma vez eu dei a impressão do contrário?”, deixando claro que seu casamento com ele ela apenas um acordo, uma “troca”, movido por interesses financeiros.


Nesta noite, Will se encontra com Dutcher e lhe diz que agora ele vai ter que enfrentar Owen Merrit. Dutcher responde que vai agir rápido, porque quanto mais demorar, mais ele estará entre você e Laurie. Owen e os outros pequenos rancheiros estão recolhendo o gado para marcação e posterior venda. À noite, quando todos estavam acampados, chegam Dutcher e os capangas de Will e provocam o estouro da boiada. Juke Vird recebe um tiro na nuca e morre. Georg Vird fica furioso, pois mesmo não tendo visto que atirou em seu irmão, sabia quem fora. Monta em seu cavalo e parte a galope para a cidade. Owen e Burke vão atrás dele e o encontram no bar, onde se encontram reunidos todos os capangas do rancho Skull. Georg havia examinado o casco do cavalo de um dos capangas e ele estava com barro, do mesmo tipo de solo onde estava o acampamento. Owen entra e quer retirar Georg do local, mas o clima está por demais tenso. Todos os capangas começam a se levantar, quando chega Burke. O barman atira no lampião, deixando o local às escuras. O tiroteio começa e Georg consegue matar o capanga a quem acusava. Dutcher e os outros capangas fogem.

Na manhã seguinte, Will e Laurie vão até a cidade de charrete e Owen se aproxima deles e fala com Will. Convida-o para um gole e zombeteiro, lhe deseja boa sorte. Will diz que jamais gostou dele e de seus modos e diz: -“O que me pertence é meu... inteiramente meu... portanto, afaste-se de tudo o que me pertence”. Owen, sorrindo enquanto acendia um cigarro, replica: -“Pois trate de segurar bem o que lhe pertence”; e, virando-lhe as costas, monta em seu cavalo e parte, sendo observado por Laurie da janela do hotel.

À noite, enquanto Owen está na varanda de seu rancho, aparece Laurie, montada a cavalo. Ela diz que seu marido tem um orgulho muito grande e ainda pensa que ela sente por Owen o que sentia antes de casar. Owen, então, lhe pergunta: --“E ainda sente?” Ela não responde e diz que Skull e muito grande para Owen lutar sozinho. Ela diz para ele vender o rancho para Will e mudar de território. Ele recusa a oferta. Então, ela lhe pergunta se ela rompesse o “acordo” com Will e quisesse fugir com ele, então ele iria? Ele pergunta se ela iria tão longe por ele e ela responde que sim e que estaria ali à meia-noite. Quando ela parte, Owen é comunicado que Georg havia saído e desaparecera. Logo após, quatro cavaleiros se aproximam na escuridão atirando contra o rancho. Georg, seriamente ferido, entra na casa e morre. Pela manhã, Owen, acompanhado pelo cozinheiro Charley vão até a cabana onde estão alojados os capangas de Will. Owen começa a atirar com seu rifle e pergunta quem havia matado um de seus homens na noite anterior. Repp responde que ninguém havia atirado em... Georg, denunciando-se. Logo chegam Dutcher e alguns capangas, fazendo com que Owen se retirasse.
Owen resolve se afastar do rancho por uns dias, para deixar o ambiente esfriar, mas, à noite, quando se preparava para partir, aparece Dutcher e seus homens para matá-lo. No tiroteio, Owen recebe um tiro na perna e se esconde. Nan Melotte, uma bela rancheira, vizinha de Owen, ouve o tiroteio e resolve ir investigar. Dutcher, ouvindo o tropel de um cavalo que se aproximava, resolve partir com seu grupo. Nan socorre Owen e o acolhe em seu rancho.

Na manhã seguinte, Hug Clagg, que gostava de Nan, vai visitá-la e descobre que ela havia partido com Owen. No mesmo instante, Will sai com seus capangas com o intuito de matar Owen, mas deixa Repp com a ordem de não deixar Laurie sair de Sckull. Laurie, armada com uma pistola, domina Repp e foge a cavalo e parte à procura de Owen que não fora se encontrar com ela, conforme haviam combinado.

Clagg descobre que Nan e Owen partiram para as montanhas e sai em sua perseguição, descobrindo o esconderijo. Enquanto Owen e Nan conversavam, Clagg invade a pequena cabana, de arma em punho e, louco de ciúmes, destrata Nan. Owen tenta desarmá-lo e inicia uma violenta luta. Rolam por uma encosta, sempre lutando. Nan apanha um rifle e vai atrás deles. Vendo-a armada, Clagg foge a cavalo e volta para Skull, justamente quando Will estava reunindo seus capangas para perseguir Owen. Quando Will lhe pergunta onde ele esteve, Clagg responde que havia encontrado Owen e que ele estava acompanhado de uma mulher. -“A única mulher deste lugar que trairia a própria alma para salvar a vida de Owen”. Pensando que ele estava se referindo a Laurie, Will lhe dá três tiros, a sangue frio, e diz que nenhum homem fala da mulher dele. Antes de morrer, Clagg balbucia que não era sua mulher que estava com Owen.

Will parte com seus capangas para o local onde Owen deveria estar escondido. Contudo, ele e Nan já haviam partido e, no caminho, são encontrados por Charley e Burke que estavam à sua procura e traziam o seu cavalo. Nan volta para casa sozinha e não responde aos apelos de Owen, que queria falar com ela. Owen agora está determinado a resolver a situação com Will Isham e diz que a única paz que pode existir entre eles é: --“Descanse em paz”.
Will e seu grupo se aproximam do local onde Owen e seus dois companheiros estavam acampados, à noite. Quando Lee Repp se afasta para tomar um gole, às escondidas, é dominado e capturado por Burke. Repp e levado a um rancho de mexicanos, amigos de Charley. Charley, aterrorizando Repp com uma faca, obtém a informação que Will havia matado Clagg a sangue frio e que Dutcher era o assassino dos irmãos Vird. Um dos mexicanos vai até o acampamento de Will e diz que assistiu Repp contar que o viu matar Clagg e que o haviam levado para a cidade. Will resolve voltar imediatamente para a cidade e chegar antes de Owen, para lhe fazer uma emboscada. Chegando à cidade, Will e seus homens espalham-se para surpreender Owen. Contudo, Owen e seus amigos, chegam disfarçados de mexicanos, e levam Repp ao escritório do Xerife.

Dutcher descobre o engodo e vai até a cadeia para matar Owen, contudo, este já havia saído pelos fundos e fora até o hotel, à procura de Will. Owen, de pistola em punho, entra no apartamento onde Will está conversando com Laurie e o desarma. Depois, lhe mostra o depoimento de Repp acusando-o da morte de Clagg. Então Owen faz uma proposta para deixar Will em liberdade: ele terá que vender Sckull e sair da cidade. Will pergunta para Laurie se ela o acompanhará se ele concordar e ela responde, prontamente, que sim, que cumprirá o “acordo”.

Quando Will está descendo as escadas do saguão, na frente de Owen, que lhe aponta uma pistola, quando entra Dutcher e dispara um tiro, acertando-o. Owen pula para trás do balcão e quando vai atirar em Dutcher, entra Nan, que é dominada por Dutcher, que a leva até a rua. Owen sai em sua perseguição. Começa um tiroteio e Owen consegue render Dutcher. Dutcher joga a pistola na rua, mas atira-se para apanhá-la, sendo morto por Owen.

Will está agonizando e pede para Laurie jamais vender o rancho Skull; ela promete que não o venderá. Owen está ferido e Nan diz que ele não aprende a se cuidar e ele responde: - “Terá que me ensinar” e ambos saem abraçados.

Trailer - Man In The Saddle


Man in the Saddle by Tennessee Ernie Ford




Elenco e Biografia




Randolph Scott - Owen Merritt
Joan Leslie - Laurie Bidwell Isham
Ellen Drew - Nan Melotte
Alexander Knox - Will Isham
Richard Rober - Fay Dutcher
John Russell - Hugh Clagg
Alfonso Bedoya - Cultus Charley
Guinn 'Big Boy' Williams - Bourke Prine
Clem Bevans - Pay Lankershim
Cameron Mitchell - George Vird
Richard Crane - Juke Vird
Frank Sully - Lee Repp

Download direto Uploading 700 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário