A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sábado, 4 de dezembro de 2010

Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident, 1943)

. Direção: Willian A. Wellmann
. Roteiro: Lamar Trotti
. Origem: Estados Unidos

. Duração: 75 Minutos
. Cor: Branco e Preto


Sinopse:

Nevada, 1885 – Os vaqueiros Art Croft e Gil Carter chegam a Bridger´s Wells e se dirigem ao Darby´s Saloon, para tomar um trago. Carter queria se encontrar com a namorada Rose Mapen. Logo na chegada são olhados com desconfiança pela população.

No saloon, Carter pergunta ao barman pela sua namorada e fica sabendo ela partira no início da primavera, para São Francisco. Ela viu-se obrigada a partir porque não era vista com bons olhos pelas mulheres do lugar. O clima na cidade é tenso, porque tem havido roubo de gado e qualquer forasteiro é olhado com suspeitas. Carter começa a afogar suas mágoas na bebida e já está bastante embriagado e se altera quando começa a ser inquirido pelo barman. Quando o rancheiro Farnley lança suspeitas sobre ele e Art, ele o derruba a socos e o pisoteia. O barman acerta-lhe uma garrafada na cabeça derrubando-o.

Logo após a briga, chega um jovem, a todo galope, anunciando que o rancheiro Larry Kinkaid fora assassinado por estranhos. Pensando tratar-se de ladrões de gado, os habitantes da cidade começam a formar uma patrulha para caçar os assassinos. Darby, o dono do saloon, argumenta que eles deveriam chamar o Xerife Risley e o Juiz Tyler, mas Farnley, amigo de Kinkaid, está muito exaltado e quer sair em patrulha sem se importar com o xerife e o juiz..

Todos estão exaltados e começam a falar em enforcamento. Davies, um homem idoso e ponderado, se apõe à formação da patrulha, dizendo que os criminosos devem ser presos e julgados. Ele alerta para o perigo da oclocracia, "a justiça da turba" que geralmente acaba em linchamento, mas não é ouvido. A palavra de ordem é: enforcamento. Davies, então, pede para Carter ir à casa do Juiz Tyler, para informá-lo dos acontecimentos, mas o alerta para não falar com o xerife substituto, Mapes "Butch".

Quando chega à casa do Juiz, este estava falando justamente com Mapes "Butch", o xerife substituto, um homem grosseiro. Pedindo para falar a sós com o Juiz, Carter lhe explica o que está acontecendo. O juiz, no principio, quis se omitir, mas por insistência de Carter resolveu ir e falar com a patrulha. No entanto, Mapes, avistando a patrulha se reunindo, foi se juntar a ela.

O Juiz Tyler se aproxima da multidão e esta começa a fazer chacotas com ele. No entanto, Davies e o Juiz conseguem desmobilizar temporariamente a patrulha com o argumento que o Xerife Risley foi ao rancho de Kinkaid investigar o ocorrido e na volta vai resolver o assunto da perseguição aos assassinos. Nesse momento, chega o "Major" Tetley, acompanhado de Pancho, um mexicano que passou por Pike´s Hole e avistou alguns homens conduzindo gado com a marca de Kinkaid. Imediatamente a patrulha se mobiliza novamente. e Mapes juramenta seus integrantes, mesmo com o protesto do Juiz, pois ele não tinha essa autoridade, como xerife substituto.

Quem assume o comando da patrulha é o "Major" Tetley, um homem estranho, considerado renegado do exército sulista, que se casou com uma viúva de posses e adotou seu enteado como filho. Homem autoritário, criou um filho submisso e medroso, o jovem Gerald. Para tentar transformar o filho em um homem, segundo seu entendimento, obrigou-o a acompanhá-lo na patrulha. Davies pede a Tetley que prometa que vai trazer os homens para que tenham um julgamento justo. Tetley responde: --"Prometo que vou obedecer a vontade da maioria". Mapes juramenta seus integrantes como auxiliares de xerife, mesmo com os protestos do Juiz que afirma que ele, como xerife substituto, não tem autoridade para juramentar ninguém. O Juramento que Mapes "Butch" faz é: --" Eu juro, solenemente, meu cargo de ajudante de xerife, no caso do assassinato de Larry Kinkaid, e estou disposto a respeitar as decisões da maioria, com a ajuda de Deus" .

A patrulha parte para Pike´s Hole, a leste, nas montanhas geladas. Nas montanhas, a patrulha encontra uma diligência descendo para Bridger´s Wells, e tentam fazê-la parar. O guarda da diligência, pensando que fossem assaltantes, dispara um tiro de rifle e acerta Art no ombro esquerdo. A parelha, pressentindo o perigo, pois estavam à beira de um abismo, se detém. Dela descem Rose Mapen, a ex-namorada de Carter, e seu marido, um homem naturalmente rico, Sr. Swanson, de São Francisco.

Seguindo em frente, a patrulha chega ao canyon de Ox-Bow, onde encontra três homens dormindo perto de uma boiada. Logo são considerados como sendo os homens de roubaram e mataram Kinkaid. Os três são amarrados e o interrogatório começa. Os homens são: Donald Martin, um jovem bem desenvolto e falante; um mexicano de nome Juan Martinez, que diz não entender inglês e um velho, veterano de guerra e de mente confusa, chamado Alva Hardwike. Donald diz estar morando, há três dias, em Pike´s Hole, na casa que comprou de Dave Baker. Afirma, também, ter comprado 50 cabeças de gado de Larry Kinkaid, enquanto ele ainda estava no pasto, por isso, não possuía contrato de compra. Os integrantes da patrulha contestaram dizendo que Kinkaid sempre fornece contrato de venda e que jamais negocia gado durante a primavera. Alva, o velho desmiolado, com medo, começa a afirmar que quem matou Kinkaid foi o mexicano. O mexicano foi reconhecido como sendo Francisco Morez, um jogador acusado de homicídio. Tudo está contra eles e a decisão é o enforcamento. Davies pede para que a patrulha espere até a manhã, pela chegada do xerife e é atendido.

Donald Martin, vendo que não existe mais saída, pede que lhe deixem escrever uma carta para sua esposa, explicando o que está acontecendo com ele e pede para que Davies a entregue. Enquanto escreve, o bando se apossa de um pedaço de carne e passa a assá-lo com grande algazarra, como se participassem de um festejo. Davies, tentando salvar os acusados, mostra a carta para o Major, o que enfurece Donald, pois o assunto da carta é particular e Devies violou sua promessa.

O mexicano, aproveitando a discussão, tenta fugir e é alvejado na perna, sendo recapturado. Para piorar a situação, alguém descobre que a arma que o mexicano portava pertencia a Kinkaid. Quando lhe perguntam onde ele conseguir a arma, ele responde em perfeito inglês: --"Se alguém tirar esta bala de minha perna, eu direi". Jenny Grier, a única mulher do bando diz: --"Ah, ele fala "americano!", e Francisco emenda: --" E mais dez outras línguas".

A patrulha resolve não adiar a execução e o Major invoca "a decisão da maioria". Os que são a favor do imediato enforcamento devem ficar onde estão e os que são contra devem se posicionar à sua frente. Somente sete homens se posicionam contra o imediato enforcamento, entre eles estão: Art, Carter e Geral Tetley, filho do Major.

O Major pede três voluntários para o açoite dos cavalos montados pelos condenados. Somente Jenny e Farnley se apresentam. O Major, então, força seu filho a ser o terceiro. Carter, num impulso de revolta, tenta impedir o linchamento, mas é facilmente dominado. Quando é ordenado o açoite dos cavalos, Gerald Tetley nada faz e o cavalo, montado por Donald Martin, sai vagarosamente debaixo dele, acompanhando os outros. Farnley, não contendo o ódio, ainda dispara duas vezes seu rifle em Martin. O linchamento está consumado.

Depois disso, a patrulha toma o caminho de volta a Bridger´s Wells e logo encontra o Xerife Resley que voltava do rancho de Kinkaid. Quando lhe informam, eufóricos, que haviam enforcado os três matadores de Kindaid, o Xerife diz que ele está vivo e que os homens que atiraram nele estão presos. O Xerife pergunta ao Sr. Davies quem são os culpados e a resposta é: todos menos sete. O Xerife então diz: --"Que Deus tenha piedade de vocês, porque eu não terei".

A patrulha chega à cidade e todos estão cabisbaixos. Entram no Darby´s Saloon e começam a beber em completo silêncio. O "Major" Tetley se dirige, altivo em seu cavalo branco, para sua mansão. Entra e tranca a porta para impedir a entrada do filho. Gerald, através da porta, grita que ele é um monstro depravado e assassino; que ele só conhece duas palavras: poder e crueldade. O "Major" entra em seu escritório, fecha a porta, e se suicida com um tiro.

No saloon o silêncio é total. Carter sussurra para Art que fizeram uma arrecadação para ajudar a viúva de Martin, e o montante é de 500 dólares. Art responde, em voz alta e em tom jocoso: -- "Nada mal para um marido que não sabia nada melhor além de comprar gado na primavera sem um contrato de venda". Carter que está de posse da carta de Martin, pois foi incumbido pelo Sr. Davies de entregá-la à viúva, diz para Art que ele também devia ler a carta; como Art não sabe ler, Carter começa lendo a carta, em voz alta, para que todos ouçam:


Minha querida esposa,

O Sr. Davies lhe contará o que aconteceu aqui hoje. Ele é um homem bom o fez tudo que pode por mim. Suponho que existam outros homens bons aqui, mas não se dão conta do que estão fazendo. É por eles que eu sinto, porque, dentro de pouco, tudo estará terminado para mim, mas eles se lembrarão disso pelo resto de suas vidas. Ninguém pode tomar a Lei em suas próprias mãos e enforcar outras pessoas sem prejudicar os demais. Porque não violam apenas uma lei, mas todas as leis. A Lei, é muito mais do que palavras escritas em um livro dos juízes, advogados e xerifes, para aplicá-las. É tudo que aprendemos sobre a Justiça; o que é certo e errado.

É a própria consciência da humanidade. Não pode existir civilização, a menos que tenhamos uma consciência. Porque, como as pessoas chegam a Deus, senão através de suas consciências? E que a consciência de alguém seja um pequeno pedaço da consciência de todos os homens que já viveram?

Eu acho que é tudo o que tenho a dizer, exceto, que beije as crianças por mim, e que Deus os abençoe.

Seu marido, Donald.

Comentários:
O filme é uma adaptação da novela do mesmo nome, escrita em 1940 por Walter Van Tilburg Clark, que é um libelo contra a "mob rule" - ochlocracy - oclocracia ( "governos dos piores", onde prepondera a plebe, a multidão e onde o poder é por ela exercido. Não é, rigorosamente, uma forma de governo, mas uma situação crítica que vivem instituições ao sabor da erraticidade e irracionalidade de seus condutores. Indica portanto, o jugo imposto pela "ralé" sic ao poder legítimo e à lei, fazendo valer os seus intentos acima de quaisquer questionamentos éticos).Indigo Wings
A "decisão da maioria" ou a "vontade da maioria", pode levar à "tirania da maioria" (tiranny of the majority)
The Ox-Bow Incident foi selecionado para preservação no United States National Film Registry pela Library of Congress, como sendo cultural, histórica e estéticamente significante. Foi também indicado para o Oscar de 1944, como o melhor filme, pela Academy Awards for Best Picture.

O personagem do velho desmiolado Alva Hardwicke foi interpretado por Francis Ford, escritor, diretor e ator consagrado dos filmes mudos. Ele era o irmão mais velho do mestre do western, John Ford.
O diretor Willian A. Wellmann, num preciosismo, iniciou e terminou o filme com a imagem de um cachorro. No início, quando Art e Carter entram na cidade, o cachorro atravessa a rua na frente dos cavalos. No final, quando os dois partem da cidade, o cachorro atravessa a rua, no sentido contrário, atrás dos cavalos, cenas que podem ser observadas na primeira e última imagens, à esquerda.(Clique para amplar)






.



The Ox-Bow Incident Trailer
Elenco e Biografia
Henry Fonda - Gil Carter
Dana Andrews - Donald Martin
Mary Beth Hughes - Rose Mapen / Rose Swanson
Anthony Quinn - Juan Martínez / Francisco Morez
William Eythe - Gerald Tetley
Harry Morgan - Art Croft (creditado como Henry Morgan)
Jane Darwell - Jenny Grier
Matt Briggs - Juiz Daniel Tyler
Harry Davenport - Arthur Davies
Frank Conroy - Major Tetley
Marc Lawrence - Jeff Farnley
Paul Hurst - Monty Smith
Victor Kilian - Darby
Chris-Pin Martin - Poncho
Willard Robertson - Xerife
Leigh Whipper - Sparks

Download TORRENT 896 MB AVI com Legenda

Um comentário:

  1. obrigado por ter me dado a oportunidade de assistir a este fantástico filme. são momenos impares na história do filme western.
    marcelo sampaio
    queimadas ba.

    ResponderExcluir