A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os Canhões de San Sebastian (Guns for San Sebastian, 1968)

. Direção: Henri Verneuil. Roteiro: Willian Barby Faherty
. Origem: França, Itália e México
Duração: 111 Minutos
Cor: Colorido
.
Sinopse:

Em meados do século XVIII, o México era governado pelo Rei da Espanha, que tentava impor leis e uma religião diferente a um povo orgulhoso, mas diversificado. Esse povo era composto de simples aldeões até a mais aguerrida das tribos indígenas, os Yaquis – que estavam determinados a resistir a qualquer mudança.

Em 1746, Leon Alastray, um desertor do exército, considerado bandido e assassino, está sendo perseguido por uma patrulha do exército quando, ferido e cansado, busca refúgio em uma igreja. A patrulha entra na igreja para capturá-lo, quando é detida pelo Padre Joseph, que invoca o direito ao asilo, pois a igreja é considerada um santuário para quem necessitar de proteção.

O tenente vai buscar o Monsenhor para tentar demover o padre de suas intenções e não consegue. O Monsenhor argumenta que o sistema de santuário não contempla quem comete um crime contra o Governo e Leon é um desertor do exército. Como o padre rejeita esse argumento, o Monsenhor diz: --" Devenimus in cordis suam animam" – Devemos cuidar da "alma" dele, mas, do "corpo", deixe o Capitão cuidar. O padre rebate: --"Se os direitos do Estado são maiores que os da Igreja, o Rei é mais poderoso que Deus".
Chamado perante o Bispo, o Padre Joseph é elogiado e é imediatamente transferido para San Sebastian, pois sendo um lugar pequeno, ele terá mais campo para exercer sua bondade. Na partida, o padre esconde Leon Alastray debaixo do fundo de sua carroça e o tira da cidade. Chegando a um vilarejo, antes de entrarem no grande deserto, o padre vai dormir na igreja e Leon vai para a casa de uma mulher que foi sua amante. Agora ela está viúva e está de casamento marcado com o Governador.

Na manhã seguinte, Leon tenta dissuadir o padre a continuar viagem, pois San Sebastian é território dos Yaquis, indígenas aguerridos que não aceitam a Igreja e nem o domínio do Estado. O padre não desiste e Leon segue com ele; a carroça quebra, a mula morre no caminho e eles continuam a viagem a pé, pelo grande deserto. Para que Leon se proteja do forte sol, o padre lhe oferece uma vestimenta sacerdotal, co um capuz. Depois de vários dias caminhando, chegam a San Sebastian, que está totalmente deserta e semi destruída.

Para chamar a atenção dos cristãos, que estão refugiados nas montanhas, o Padre Joseph soa o sino. O primeiro que chega é um bandido que atira no padre, sem nenhum aviso. Leon, que tinha treinamento militar, subjuga o bandido e toma suas armas. O Padre Joseph pede para Leon deixar o bandido partir. Antes de morrer, pede para ser enterrado sem suas vestes, pois era um franciscano.

Enquanto Leon o sepultava, chega Teclo acompanhado de duas dezenas de cavaleiros. Teclo era um mestiço que odiava os espanhóis e os religiosos. Pois onde era construída uma igreja, logo vinha o exército e os espanhóis que se misturavam com as indígenas, gerando mais mestiços como ele. Leon é laçado, arrastado por um cavalo e depois pendurado pelas mãos, vestido com a batina do Padre Joseph.

Leon é salvo pelos aldeões que, ouvindo o sino, foram até a vila. Alguém notou que a roupa do "padre" tinha uma perfuração de bala, mas não havia nenhum ferimento e pensaram ser um milagre. Logo chega Teclo e o homem que assassinou o Padre Joseph. Eles insistem para que todos voltem para a segurança das montanhas e dão um dia para Leon partir. Este resiste e diz que seu defeito é não gostar de receber ordens. Teclo apanha seu arco e dispara uma flecha contra a imagem de São Sebastião, que estava perto da entrada da igreja. A imagem era de madeira e oca e nesta imagem o Padre Joseph havia colocado o odre de vinho que pertencia a Leon. A flecha perfurou o odre e o vinho tinto começou a escorrer pelo orifício da flecha. Os aldeões gritaram: -- "Milagre, a imagem está sangrando" – e todos começaram a rezar. Leon diz para eles que se o lugar é deles, eles tem que lutar por ele.

Os aldeões partem para as montanhas, deixando Leon completamente sozinho. Chega, então, Kinita, uma bela mestiça, trazendo uma cesta com provisões para o "padre". Leon confessa para ela que não é padre e, para provar, lhe dá um beijo.

No outro dia os aldeões voltam para San Sebastian, trazendo alguns paramentos da igreja. Conversando com Leon eles dizem que a terra do lugar é pobre, dando somente uma safra de milho, por ano. Junto com eles, Leon começa a explorar o riacho e descobre um platô, com uma bela cachoeira. Tem a idéia de construir uma represa para poder irrigar as plantações.

Quando a represa está sendo terminada, Teclo chega com seu bando e começa a destruí-la. Leon começa a lutar com Teclo quando alguém percebe que os Yaquis atacaram e incendiaram o vilarejo. Todos culpam Leon pelas suas desgraças e abandonam o lugar.

Leon também resolve abandonar o lugar, montando uma mula cedida por um velho aldeão. Kinita o alcança para lhe dar algumas provisões para viagem. Ouvindo tropel de cavalos, observam Teclo acompanhando o chefe Yaqui, Lança Dourada, durante a tentativa de capturar um corcel branco. Percebem, então, que Teclo sempre os havia traído. Leon pede que Kinita não conte isso a ninguém e parte para a Capital.

Na Capital, Leon procura Felícia, sua ex-amante, agora esposa do Governador. Através dela, consegue uma audiência com o mesmo e pede-lhe armas e munições, até mesmo um canhão para defender San Sebastian. A tropa com as armas chega a San Sebastian e encontram o vilarejo completamente abandonado. Como as ordens do Capitão era para que ele entregasse as armas para a população, na manhã seguinte ele manda a tropa arrepanhar e trazer os aldeões para o vilarejo. Entrega as armas e parte com a tropa, deixando um arquiteto encarregado de reconstruir o lugar.

Leon pede para que o arquiteto construa uma muralha em torno de San Sebastian. Observando que a muralha estava demorando em ser terminada e que eles precisavam de mais tempo para colher o milho, Leon tenta ganhar tempo. Sabendo que Lança Dourada quer o corcel branco, Leon o captura e o doma; depois vai até o acampamento dos Yaquis e o oferece como um símbolo de paz.

Lança Dourada fica encantado com o belo cavalo, mas Teclo desdenha dele, dizendo que ele trocou sua honra por um cavalo. Logo após, o cavalo é solto perto de San Sebastian. Agora todos sabem que o ataque é iminente e se preparam.

O ataque acontece com grande ferocidade, mas os aldeões estão bem armados e treinados. Os Yaquis são repelidos com grandes perdas em vidas. Todos se preparam para um novo ataque. Um garoto, que se afastara do vilarejo, observa Teclo e seus homens distribuindo mosquetes para os Yaquis. Dado o aviso, Leon e seus homens observam que os Yaquis estão acampados junto ao riacho, abaixo da represa. Leon então resolve minar a represa para explodi-la no momento do ataque. Quando estão de guarda, chega Teclo e descobre o rastilho de pólvora. Quando vai destruí-lo, é abordado por Leon e os aldeões. Desdenhoso, desafia Leon a matá-lo; mas, quem o mata é um aldeão, que havia perdido o medo dele.

Os Yaquis avançam cautelosamente pelo leito do riacho para atacar de surpresa quando o rastilho é aceso e a carga de pólvora é detonada. Centenas de homens são arrastados e mortos pela enxurrada, morrendo, também, o chefe Lança Dourada.

Agora que San Sebastian está livre do perigo, chegam os soldados e o Monsenhor, acompanhando o novo padre designado para o lugar. Uma missa está sendo realizada com a igreja lotada. Na igreja, também estava o capitão que vinha procurando Leon Alastray, que é reconhecido. Os militares se movimentam e Leon percebe que é hora de cair fora. Os aldeões montam um engodo para distrair os militares e Leon foge, sem destino. Kinita, apaixonada por ele, o acompanha.


Música de Ennio Morricone

Durante os anos de 1960, Ennio Morricone teve um período muito fértil. Seu gênio musical acumulou centenas de temas de filmes durante quarenta anos de trabalho. Em 1968, Morricone já tinha produzido a trilogia de westerns "spaghetti", para o diretor Sergio Leone. O tema de Guns for San Sebastian precedeu sua obra prima de temas para Westerns: Once Upon a Time in the West (Era Uma Vez no Oeste). Em ambos os filmes, a grandeza operística e transcendente dos temas de Morricone aumenta a "jornada espiritual" de um estranho em uma terra estranha, orquestrada para coro, bem como para orquestra; em Guns for San Sebastian, vozes aparecem para o tema "religião". É o tema para seu amigo Quinn, como padre, e o tema "amor", na voz de Edda Dell'Orso.
.
Guns for San Sebastian é um filme de ação e Morricone respondeu com violenta música de percussão para os Yaquis, com choros vocais para Gianna Spagnullo. Além disso, Morricone foi sincero ao escrever melodias incrivelmente simples para os camponeses, e trilhas originais, conforme pediam as cenas de ação, suspense e humor. - Tradução livre de Screenarchives
.
Guns for San Sebastian Theme - Ennio Morricone




Elenco: Biografias
Anthony Quinn - Leon Alastray
Sam Jaffe - Padre Joseph
Silvia Pinal - Felicia
Jorge Martínez de Hoyos - Felipe Cayetano
Jaime Fernández - Lança Dourada
'Rosa Furman - Agueda
Leon Askin - Vigário Geral
José Chávez - Antonito
Ivan Desny - Coronel Calleja
Fernand Gravey - Governador
Pedro Armendáriz Jr. - Padre Lucas
Jorge Russek - Pedro
Aurora Clavel - Magdalena
Júlio Aldama - Diego
Pancho Córdova - Kino
Enrique Lucero - Renaldo
Chano Urueta - Miguel
Noé Murayama - Capitão Lopez
Guillermo Hernández - Timoteo
Francisco Reiguera - Bispo
Carlos Berriochea - Pablo
Armando Acosta - Pascual
Guy Fox - Aldeão
Rico López - Aldeão
Download TORRENT  1.5 GB    
Download da Legenda         

Nenhum comentário:

Postar um comentário