A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vento e Areia (The Wind, 1928)

. Direção: Victor Sjöström
. Roteiro: Frances
Marion - história: Dorothy Scarborough
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 95 Minutos (Original)
. Filme Mudo
. Sinopse:

Letty Mason, uma jovem órfã, deixou a Virginia para ir morar no Texas, no Rancho Água Doce, de seu primo Beverly. Durante a viagem de trem, Wirt Roddy, que dizia ser negociante de gado, começou a se aproximar dela com intenção de seduzi-la. Como ela estava assustada com o vento que soprava sem parar, ele brinca com ela, dizendo que o vento costuma enlouquecer as mulheres.

Quando chegou ao seu destino, um vizinho de Beverly, Lige Hightower e seu sócio Sr. Sourdough, foram buscá-la na estação. Ela ficou um pouco receosa em ir com eles e vai falar com Roddy que promete visitá-la assim que retornar de viagem. Durante o percurso até o rancho de Beverly, Lige diz já conhecer Roddy e que ele é um "fantoche" que trabalha numa empresa de embalagens. Após intermináveis milhas de vento e areia, eles chegam ao Rancho Água Doce.

Beverly ficou muito contente com sua chegada e faz muitas demonstrações de apreço, o que desperta ciúmes e suspeitas em Cora, sua esposa, mesmo Letty lhe explicando que Beverly foi criado por sua mãe e ambos se tratam como irmãos.

O ciúme de Cora aumenta quando seus três filhos demonstram gostar de Letty, sendo que o mais velho recusa um abraço da mãe que estava com as mãos sujas do sangue de um boi que Cora estava destrinchando.

Durante uma festa na comunidade, o Sr. Sourdough revela que tem intenções de pedir Letty em casamento; sabendo disso, Lige diz que também vai lhe propor casamento. Letty está conversando com Roddy quando surge o alerta de um tornado que interrompe a festa, com todos os convidados se refugiando no porão. Roddy diz para Letty partir com ele e abandonar aquele lugar onde impera o vento que a atormenta.

Após a passagem do tornado, a festa continua. Lige e Sourdough pedem para falar com Letty em particular, numa sala ao lado. Ambos fazem propostas de casamento para ela, chegando mesmo a jogar a sorte com uma moeda. Letty naturalmente pensa que tudo não passa de uma brincadeira e deixa-os frustrados, sem lhes dar uma resposta.

Cora, que a tudo assistia de longe, pede para Letty deixar Beverly em paz, pois ela não vai conseguir tirar o marido dela. Estarrecida, Letty ainda ouve Cora lhe dizer para deixar o Rancho. Como ela não tem para onde ir, nem dinheiro, vai falar com Roddy, por quem está apaixonada, mas este lhe diz que já tem uma esposa.

No caminho de volta para o Rancho Água Doce, Cora diz que ela poderá ficar no rancho somente mais uma noite; e que ela deverá se casar com um dos dois pretendentes.

Letty escolhe casar com Lige, embora não se interesse por ele, que está exultante com o casamento. Quando ela a beija contra sua vontade e ela demonstra não gostar dele, ele promete que jamais irá tocá-la de novo. Ele promete que vai conseguir dinheiro suficiente para mandá-la de volta à Virgínia. Letty assume seu papel de dona de casa, mas constantemente se apavora com o vento que sopra sem parar, jogando areia dentro de casa.

Certo dia, Lige se reúne a um grupo de vaqueiros para participar da captura de cavalos selvagens. Letty que está entediada de ficar em casa, insiste para ir junto, mesmo contra a vontade de Lige. No caminho, são assolados por uma forte tempestade de areia. Letty cai duas vezes do cavalo e Lige não a deixa continuar, pedindo para que Sourdough a levasse para casa.

Algum tempo depois, os vaqueiros retornam debaixo de uma tempestade de areia, trazendo um ferido. Letty pensa ser Lige e se desespera, contudo, o ferido é Roddy, que fica aos seus cuidados. Mal Roddy se restabelece, começa a assediá-la, mas ela o rejeita com desprezo e fica muito feliz quando Lige volta e interrompe as investidas de Roddy, recebendo-o com um beijo.
Lige diz para Roddy que estão precisando de todos os homens para a empreitada e faz com que ele parta para se juntar aos vaqueiros. Letty não quer que Lige retorne e ele lhe diz que é a única maneira de ele conseguir dinheiro suficiente para levá-la de volta à Virginia.

Nesta noite, uma tempestade de areia faz a casa tremer, inclusive com a areia quebrando as vidraças. Letty enlouquece e fica insana, antes de desmaiar. Depois de se encontrar com os vaqueiros, Roddy se separa da tropa e retorna à casa de Letty. Encontrando-a insana ele a ajuda a recobrar a razão, mas ela exige que ele saia de sua casa. Ele começa a assediá-la e se torna agressivo, querendo tomá-la à força. Letty pega a pistola de Roddy que está em cima da mesa e a aponta para ele, que desdenhoso, se aproxima e tenta tomar-lhe a pistola, que dispara, matando-o.

Apavorada, Letty decide enterrar o corpo. Durante a escavação da cova, o vento sopra sem parar e ela fica mais uma vez insana. Em seu estado de loucura, acredita que Roddy voltou para assombrá-la.

Quando Lige retorna, ela lhe conta que matou Roddy e enterrou seu corpo em frente ao rancho. Lige olha para o local da sepultura e nada vê, além da areia e diz: --"Que estranho é o vento. Se matas um homem justamente, ele o faz desaparecer!" Lige percebe que o vento está levando Letty à loucura e lhe diz que quando conseguir dinheiro suficiente, vai mandá-la de volta à Virginia.

Letty, então, declara seu amor a Lige e lhe diz que quer ser sua esposa, para trabalhar junto dele e para amá-lo. Que agora não tem mais medo do vento; que não tem medo de mais nada e se beijam.
Comentários:
Lillian Gish teve a idéia de fazer uma adaptação cinematográfica de um romance do mesmo nome, escrito por Dorothy Sacarborough. Irvin Thalberg imediatamente lhe deu permissão para o projeto. Lillian pediu que fosse convidado, como protagonista, o ator sueco Lars Hanson, após tê-lo visto num filme sueco, trabalhando junto a Greta Garbo. Ela também escolheu o diretor sueco Victor Sjöström para dirigi-la.
O filme foi rodado em Bakersfield, no Deserto de Mojave, na Califórnia. A temperatura do local era de aproximadamente 50º C . Foram usados oito motores de avião para criar tempestades de areia, assim como máquinas para provocar fumaça.
O final do filme foi modificado por insistência dos Estúdios Metro-Goldwyn-Mayer. No fim original, Letty, enlouquecida, perambula pela tempestade de areia e morre. Este fim trágico seria temerário, por isso fizeram um final feliz, com Letty se acertando com seu marido Lige.



Lillian Gish apresenta "The Wind"




Elenco: Biografia

Lillian Gish - Letty Mason
Lars Hanson - Lige Hightower
Montagu Love - Wirt Roddy
Dorothy Cumming - Cora
Edward Earle - Beverly
William Orlamond - Sourdough

Download TORRENT 700 MB AVI com Legendas em Italiano e Espanhol

Download da Legenda em Português                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário