A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

No Tempo dos Diligências (Stagecoach, 1939)

. Direção: John Ford
. Roteiro: Dudly Nichols e Ben Hetch
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 96 Minutos
. Cor: Preto e Branco

Sinopse:

Uma diligência conduzida por Buck chega à cidade de Tonto, no Arizona. Fará uma curta parada, para a troca da parelha, e seguirá para Lordsburg, Novo México, seu destino final. Os passageiros descem. Alguns seguirão viagem: a Sra. Lucy Mallory, vai se encontrar com o marido, um militar que está estacionado em Lordsburg. Quando ela está entrando no hotel para tomar um café, passa por um homem bem vestido, um conhecido jogador, Sr. Hatfield, que a olha com grande interesse, deixando-a curiosa. Outro passageiro é o Sr. Samuel Peackoc, um vendedor de whisky, que transporta uma valise com amostras do produto.
Pouco antes da partida, começam a chegar os outros passageiros: a Srta.Dallas, uma bela jovem, prostituta de saloon, e "Doc" Josiah Boone, um médico alcoólatra, arruinado financeiramente, ambos expulsos da cidade pela Liga da Lei e da Ordem, presidida pela esposa do banqueiro Henry Gatewood.

O xerife Curly Wilcox havia mandado seus auxiliares atrás de Ringo Kid, que havia fugido da cadeia. Ringo havia sido acusado de assassinato e fora preso por causa dos depoimentos dos irmãos Plummers. Quando Curly soube, por intermédio do cocheiro Buck, que os irmãos Plummers estavam em Lordsburg, resolveu tomar a diligência, pois calculou que lá também encontraria Ringo Kid, que queria se vingar deles.

Gerônimo, chefe Apache, tinha fugido recentemente da reserva e estava atacando os ranchos do Arizona, queimando tudo o que encontrava pela frente. Por isso, um pelotão da cavalaria ia dar proteção à diligência até o entreposto de Dry Fork. Deste entreposto em diante, outro pelotão protegeria a diligência.

Na hora da partida, Hatfield resolve tomar a diligência dizendo que daria proteção para a Sra. Mallory. Logo depois da partida, fora do centro da cidade, o banqueiro Gatewood está esperando a diligência. Ele embarca dizendo que recebera uma mensagem urgente e que precisava ir até Lordsburg. Levava uma pequena maleta onde havia colocado 50.000 dólares, que haviam sido depositados em seu banco por uma empresa mineradora da região. Na realidade, ele estava fugindo com o dinheiro.

No meio do caminho entre Tonto e Dry Fork, são parados por Ringo Kid, que estava a pé, pois seu cavalo havia se ferido. Como era fugitivo da justiça, foi imediatamente rendido pelo xerife Curly, embora ambos fossem amigos.

Agora são nove pessoas viajando na diligência, cada uma tendo seu motivo pessoal. Durante a viagem, Doc Boone, se apropria da maleta de amostras de whisky do Sr. Pecock e vai consumindo o estoque. O Sr. Pecock é um sujeito tímido e passivo que não consegue se contrapor à sede de Doc Boone. O banqueiro Gatewood, grandalhão e falastrão, vai reclamando dos altos impostos e do governo. O Sr. Hatfield finalmente esclarece porque tem tanto interesse na Sra. Mallory: ele havia servido sob as ordens do pai dela, quando fora militar, e a conhecia desde que ela era uma menina. O Xerife Curly, que está na boléia com Buck, está intrigado com Gatewood, pois ele tomou a diligência fora da estação e disse que recebera uma mensagem urgente, mas as linhas do telégrafo haviam sido cortadas pelos índios. O Sr. Peacock ia se encontrar com a mulher e os filhos.
Quando chegaram a Dry Fork, souberam que a tropa comandada pelo Tenente Mallory, marido de Lucy, fora mandada para Apache Wells, a próxima parada. A tropa que acompanhava a diligência tinha ordens de retornar, portanto, todos teriam que seguir por sua conta e risco. Foi feita uma votação e a maioria optou por continuar a viagem, mesmo sem proteção dos soldados.

Quando chegam a Apache Wells, são informados que a tropa comandada pelo Tenente Mallory havia partido para Lordsburg e que ele estava ferido, pois na noite anterior houve um combate com os Apaches. Com a notícia, a Sra. Mallory sente-se mal e desmaia, entrando em trabalho de parto. "Doc" Josiah é então convocado a fazer o parto, embora estivesse completamente bêbado. À custa de grande quantidade de café preto e água fria na cara, ele recupera um pouco a sobriedade e faz o parto com sucesso; mãe e filha estão bem. E, para comemorar o feito, nada melhor do um belo trago de whisky...

Ringo Kid, que já vinha se interessando por Dallas, lhe propõe casamento. Diz ter um rancho com uma casa quase acabada. Ela se assusta com a proposta; diz que ele não conhece nada da vida dela. Depois ela diz que ele deveria fugir. Existe apenas um cavalo na estação e o xerife não poderá persegui-lo, pois não tem como abandonar os outros viajantes. Ringo diz quer ir para Lordsburg para se vingar dos três Plummers que assassinaram seu pai e seu irmão. Dallas o convence a fugir dizendo que de Lordsburg seguirá com ele para o seu rancho. Ele monta e começa a fuga e para. Os Apaches estão próximos. Então, todos embarcam apressadamente na diligência e partem para Lee´s Ferry.

Quando chegam a Lee´s Ferry, descobrem que tudo está destruído, inclusive a balsa. Para fazer a travessia, amarram troncos à diligência, fazendo-a flutuar. Agora, a próxima parada é Lordsburg. Todos pensam que estão salvos quando são atacados por um bando de Apaches. As parelhas vão a todo galope com os índios no encalço da diligência. Todos os que sabem usar uma arma, atiram. Depois de um longo tiroteio, a munição acaba. Agora, estão à mercê dos índios. Hatfield, que vinha protegendo a Sra. Mollory com uma devoção fora do comum, percebe que só lhe resta uma bala no tambor do revolver. Sabendo o que acontecerá se Lucy Mallory cair nas mãos dos Apaches, aponta a arma para a cabeça dela, que nada percebe, pois estava rezando, e, quando vai disparar, recebe um tiro e morre.Quando tudo parecia perdido, aparece a cavalaria e os salva.

Finalmente chegam ao destino. Quando Gatewood desembarca, uma comitiva o esperava: o xerife e seus auxiliares. Foi algemado e preso, protestando, como sempre. Ringo Kid, que vinha conduzindo a diligência foi visto por homens dos Plummers, que ficaram alvoroçados, preparando-se para o duelo. Ringo pede a Curly apenas dez minutos para resolver seu problema com os irmãos Plummers. Curly lhe entrega a carabina Ringo, mas ela estava descarregada. Contudo, Ringo havia guardado três cartuchos calibre `44 no forro do seu chapéu. Três cartuchos para enfrentar três inimigos.
Comentários: Biografia
. Thomas Mithell (Doc Josiah Boone) recebeu o Oscar como o melhor ator coadjuvante.
. Oscar como a melhor Música -
Richard Hageman, W. Frank Harling,John Leipold,Leo Shuken.
. John Ford recebeu o prêmio de Melhor Diretor pelo New York Film Critic Circle Awards

. Indicado para o Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor diretor de arte e melhor fotografia em branco e preto.

Elenco: Biografia

John Wayne (Ringo Kid)
Claire Trevor (Dallas)
Andy Devine (Buck
John Carradine (Hatfield)
Thomas Mitchell (Dr. Josiah Boone)
Louise Platt (Lucy Mallory)
George Bancroft (Xerife Curly Wilcox)
Donald Meek (Samuel Peacock)
Tim Holt (Tenente Blanchard)
Tom Tyler (Luke Plummer)
William Hopper (Sargento)
Francis Ford (Billy Pickett)
Cornelius Keefe (Capitão Whitney)
Louis Mason (Xerife de Tonto)
Elvira Ríos (Yakima)
Berton Churchill (Henry Gatewood)
Chief White Horse (Logan Fontenelle)- Geronimo
Dorothy Appleby (Garota no Saloon)
Helen Gibson (Garota no Saloon)
Edward Brady (Proprietário do Saloon)
Bill Cody (Rancheiro)
Jack Curtis (Garçon)
Marga Ann Deighton (Mrs. Pickett)
Yakima Canutt (Guia da Cavalaria)
Duke R. Lee (Xerife de Lordsburg)
Walter McGrail (Capitão Sickel)
Kent Odell (Billy Pickett Jr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário