A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Uma Cidade Que Surge (Dodge City, 1939)

. Direção: Michael Curtiz *
. Roteiro: Robert Buckner *
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 104 minutos
. Cor: Colorido

Sinopse:

“A guerra civil terminou. Os exércitos estão desmobilizados... a nação volta-se para a construção do Oeste".

Kansas, 1866. Waden Hatton, um ex-soldado sulista, aventureiro que já havia lutado na Índia e em Cuba, era caçador de búfalos, cuja carne alimentava os operários da ferrovia que estava sendo construída pelo Coronel Dodge. Mas, o contrato terminou juntamente com o término da construção da ferrovia. Sabendo que Jeff Surrett caçava búfalos irregularmente para a extração do couro, Hatton o denuncia ao Comissário indígena. Nasce uma inimizade mortal deste fato.

O Coronel Dodge, que construíra a ferrovia, quer agora construir uma cidade e convida Hatton para fazer isso. Ele não aceita o convite, pois quer continuar a trabalhar com gado, como fazia antes da guerra.

" DodgeCity, Kansas, em 1872 é o centro mundial do gado Longhorn e uma verdadeira Babilônia aberta na fronteira Americana... cheia de colonizadores, ladrões e pistoleiros. Dodge City, fundada com o dinheiro proveniente do gado texano ... cidade sem ética, mas com dinheiro e morte ".

Jeff Surrett transformou-se no dono da cidade e a domina com seu bando de assassinos. Como negociante de gado, usa de todos os truques sujos para levar vantagem. Compra somente a prazo e não paga. Quem reclama, é assassinado. Não respeita os agentes da lei. Todos os xerifes ou desistem ou são expulsos. Os moradores estão se mudando aos poucos, indo para Wichita ou Kansas City. Dodge City é a cidade mais mal falada do país.

Hatton, que durante esses seis anos esteve fora da cidade, se dirige para lá chefiando uma caravana e conduzindo uma boiada. Na caravana estão os irmãos Lee e Abbie Irving, sobrinhos do Dr. Walter Irving, figura proeminente em Dodge City. Lee Irving, um rapaz mal comportado, vive bebendo e fazendo algazarras, inclusive, dando tiros a esmo para se divertir. Isto preocupa os responsáveis pela caravana, pois os tiros podem ocasionar o estouro da boiada.

Mais uma vez Lee começa com a arruaça, dando tiros para o alto. Rusty, um dos ajudantes e Hatton o repreende e ele se rebela. Atira contra Rusty, que se esquiva; em seguida, atira várias vezes contra Hatton que revida e acerta-o na perna. A boiada estoura e avança sobre as carroças. Lee é pisoteado até a morte. Isto faz com que Abbie fique extremamente magoada com Hatton.

Hatton chega a Dodge City e encontra uma cidade caótica. Tiroteios, assassinatos e Surrett mandando em tudo.
No leilão do gado que Hatton trouxe do Texas, Surrett intimida a todos com o seu bando, conseguindo arrematar o lote. Como ele quer pagar a prazo, Hatton, como representante do dono do gado, não aceita e declara vencedor o comprador que ia pagar à vista. Surrett manda assassinar o comprador.

Tex, um dos ajudantes de Hatton e vários de seus vaqueiros entram no saloon de Surrett e promovem uma grande briga que quase destrói o estabelecimento. Rusty que entrara na briga por acaso, fica para trás e é detido pelo bando de Surret que pretende enforcá-lo. Hatton vai sozinho até o bando e rende Surrett e prende-o. Quando foi entregá-lo ao xerife, descobre que o mesmo havia sido expulso por Surrett.

A comunidade convida Hatton para ser xerife da cidade, mas ele não aceita, até que acontece um violento tiroteio que acaba por ocasionar a morte de um menino, seu conhecido. Começa, então, a limpar a cidade. Logo, Surrett tenta suborná-lo, mas não consegue. Hatton começa a reconquistar a confiança de Abbie, pois ela o culpava pela morte do irmão.

Joe Clemens, o dono do jornal local, descobre que Surrett ficou devendo 15.000 dólares ao vendedor de gado, que mandara matar, deixando a viúva na miséria; prepara, então, uma grande reportagem. Na mesma noite, foi morto por um dos homens de Surrett. Hantton descobriu que o assassino foi Yancey e prende-o; depois, começou pressionar Taylor, e este abre o jogo.

Quase toda a população da cidade quer linchar Yancey, pois Joe Clemens era muito querido de todos. A multidão se prepara para invadir a cadeia. Hatton retira Yacey do local num carro fúnebre, para despistar a população, e o coloca no trem para Wichita. Surrett e alguns homens invadem o trem com a finalidade de libertar Yancey. Inicia-se um tiroteio com Hatton e seus ajudantes; o trem se incendeia. Surrett e bando fogem a cavalo, mas são mortos por Hatton e seus ajudantes. Dodge City finalmente está livre da bandidagem e volta crescer.

O Coronel Dodge, que construiu Dodge City, está de volta com novos planos. Está construindo Virginia City e quer que Hatton seja o xerife, pois ela está tendo os mesmos problemas. Hatton e Abbie estão de casamento marcado e ele está indeciso se ela ia querer aquele modo de vida. Ela ouve a conversa e aceita.
Comentários:
Este é um dos primeiros faroestes filmados a cores na década de 1930. Criou quase todos os clichês que, posteriormente, foram sendo incorporados em outros filmes do gênero: mocinho correto, honesto e valente; mocinha bem comportada, as dançarinas do saloon, as pancadarias sem maiores consequências, um bandido mandando na cidade e os moradores sem reagir... por isso é considerado por alguns críticos como o maior filme do gênero de todos os tempos.


Assista à maior pancadaria em um Saloon.
Elenco: * Biografia
  • Errol Flynn * (Wade Hatton)
  • Olivia de Havilland * (Abbie Irving)
  • Ann Sheridan * (Ruby)
  • GilmanBruce Cabot (Jeff Surrett)
  • Frank McHugh (Joe Clemens)
  • Alan Hale (Rusty)
  • HartJohn Litel (Matt Cole)
  • Henry Travers (Dr. Irving)
  • Henry O'Neill (Coronel Dodge)
  • Victor Jory (Yancey)
  • William Lundigan (Lee Irving)
  • Guinn 'Big Boy' Williams (Tex)
  • BairdBobs Watson (Harry Cole)
  • Gloria Holden (Sra. ColeDouglas)
  • Fowley (Munger)
Download TORRENT 697 MB AVI Com Legenda


Nenhum comentário:

Postar um comentário