A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Pequeno Grande Homem (Little Big Man, 1970)

. Direção: Arthur Penn
. Roteiro: Cardel Willigham
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 139 minutos
. Cor: Colorido

Sinopse:
Jack Crabb, um ancião de 121 anos de idade, está sendo entrevistado por um historiador que quer informações sobre o modo de vida dos índios americanos. Crabb afirma que é o último sobrevivente da Batalha do Little Bighorn, onde o General Custer e sua tropa foram dizimados pelos índios Cheyennes e Sioux. O historiador diz que não está interessado em historietas de aventuras. Crabb, contrariado, manda o entrevistador ligar aquela "porcaria" de gravador e aprender alguma coisa.

Há 111 anos, quando ele tinha 10 anos de idade, a família dele foi chacinada pelos índios Pawnee, quando a caravana atravessava as Grandes Planícies. Somente ele e sua irmã mais velha, Caroline, escaparam porque se esconderam embaixo do toldo de uma das carroças.

Logo após, foram encontrados pelo guerreiro Cheyenne "A Sombra que se Torna Luz", que os levou até sua aldeia, onde foram bem recebidos por todos, principalmente, pelo velho chefe "Velho Peles de Cabana". Caroline, pensando que seria violada pelos índios, foge do acampamento, à noite, deixando Jack sozinho. Ele passou a ser tratado como um convidado de honra dos Cheyennes que se intitulavam de "Seres Humanos".

Jack acabou sendo adotado pelo "Sombra que se Torna Luz", que o ensinou a atirar com o arco, a perseguir um veado ou um búfalo. O índio "Chama Rubra do Sol" o ensinou a proteger do sol sua pele branca, passando óleos e pinturas. Mas, seu verdadeiro professor foi seu avô adotivo, o Velho Peles, que o ensinou a língua da tribo e a seguir uma trilha.

Jack era muito pequeno para a sua idade, por isso, os outros jovens não o aceitavam como guerreiro. O índio Urso Mais Jovem o empurrou e ele acertou-o com um soco no nariz, fazendo-o sangrar. Todos ficaram espantados, pois não conheciam a luta com os punhos.

Alguns Pawnees roubaram cavalos da tribo e esta foi tirar a desforra, à noite, levando Jack como guerreiro. Ele e Urso Mais Jovem ficaram guardando os cavalos, longe do acampamento dos inimigos. Um guerreiro Pawnee os atacou e, quando este ia matar Urso Mais Jovem, Jack o abateu com flechadas. Em reconhecimento, a tribo o batizou com o nome de "Pequeno Grande Homem".

Quando aldeia estava se deslocando para outra região, encontrou um pequeno acampamento indígena que fora destruído por soldados brancos. O chefe Peles resolveu dar uma lição nos soldados. Atacaram-nos com flechas e os cutucavam com paus, como forma de humilhação. Os soldados responderam ao ataque com rifles de repetição, matando diversos índios. Jack, num ato de coragem, conseguiu salvar a vida de Sombra, mas foi capturado pelos soldados, que perceberam que ele era branco.

Foi entregue pela tropa para o Reverendo Silas Pendrake, para adoção e cristianização, pois ele parecia ser um menino, dado à sua pequena estatura. O Reverendo era casado com uma mulher bem mais jovem, que tinha idade para ser sua filha. Com o tempo, a Sra. Pendrake começou a assediar seu "filho adotivo", coisa ele começou a gostar, chegando a enamorar-se da "mãe" adotiva.

Certo dia, ele e sua "mãe" foram fazer compras no empório do Sr. Kane. Enquanto ele tomava um refresco de sassafrás, sua "mãe" saiu dizendo que ia fazer compras; logo após, o Sr. Kane também desapareceu. Intrigado, Jack foi até o porão e encontrou a Sra. Pendrake relacionando-se com o Sr.Kane. Esse foi o fim do seu período religioso.

Jack fugiu e juntou-se ao charlatão Allardyce T. Merriweather, que vendia um elixir milagroso. Seu trabalho era passar-se por um aleijado que, tomando o elixir, ficava curado imediatamente. Certa noite, foram atacados por alguns cidadãos comandados por uma mulher. Estavam furiosos porque algumas pessoas ficaram seriamente doentes após tomarem o elixir. Foram besuntados com alcatrão e cobertos de penas, como punição. A chefa do grupo era sua irmã Caroline. Terminou ali sua carreira de charlatão.

Caroline o acolheu em sua casa. Ela era excelente atiradora e começou a ensinar Jack no manejo de uma arma. Este se revelou um pistoleiro nato; um verdadeiro gatilho relâmpago. Iniciou-se sua carreira de pistoleiro. Chegando a um bar, todo paramentado como pistoleiro, pediu um refresco. Um homem começou a rir desbragadamente e Jack, encarando-o, posicionou-se para sacar a arma. Perguntou, então, qual era o nome do seu oponente; era Wild Bill Hickok. Ficaram amigos. Pouco depois, Hickok teve que matar um homem que ia alvejá-lo pelas costas. Quando Jack viu todo aquele sangue, ficou impressionado e enjoado. Terminou ali sua carreira de pistoleiro.

Caroline, decepcionada, o expulsou de casa. Ele arranjou um sócio e virou um honesto comerciante. Casou com Olga, uma sueca que não falava inglês. Logo após, foi à bancarrota, pois seu sócio o roubava. Conheceu o General Custer que o aconselhou a ir para o oeste e lhe garantiu que lá não havia problemas com os índios.

Na viagem para o Oeste, sua diligência é atacada pelos índios Cheyennes e sua esposa é raptada. Passa a procurar Olga durante vários anos, até chegar ao território dos Cheyennes e é capturado. Dá-se a conhecer como sendo o Pequeno Grande Homem e é acolhido na aldeia. No dia seguinte parte em busca de Olga. Encontra-se novamente com o General Custer e este o contrata como condutor de mulas.

Um grupo de índios foi localizado não longe do acampamento do exército e a tropa resolve atacá-los. O exército promove uma chacina, matando homens, mulheres e crianças. Durante a luta, Jack afasta-se da tropa e atravessa um rio. Os índios eram Cheyennes. Jack é atacado por Sombra, que não o reconheceu. Um soldado salva-lhe a vida, matando Sombra. Torna-se um desertor.

Perto dali, encontra uma jovem índia parindo um bebê; era Raio de Sol, a filha do Sombra. Jack a leva para a aldeia, pensando em trocá-la por Olga. Encontra o Velho Peles que o recebe como neto. Velho Peles tem uma cicatriz enorme no pescoço e está cego. Fora ferido pelos soldados. Ele diz que os seus olhos ainda vêem, contudo, como o túnel que leva a luz até seu coração foi cortado, ele não consegue enxergar.

Jack acaba ficando um ano inteiro com os Cheyennes. Agora está casado com Raio de Sol e ele espera um filho dele. Os Cheyennes tinham se mudado para as Nações Indígenas, uma reserva dada a eles pelo Governo Americano, onde se sentiam seguros.
Raio de Sol tem três irmãs jovens que ficaram viúvas com os ataques dos soldados. Com Jack era um grande provedor de alimentos, ela pede que ele console suas irmãs, pois elas estão sem maridos e choram por isto. Agora ele está casado com quatro mulheres.

Jack fica sabendo que Urso Mais Jovem tem uma mulher roliça e forte que manda nele. É uma mulher muito ranzinza que vive reclamando. Era Olga, sua antiga mulher, que por sorte, não o reconhece.

Velho Peles muda sua cabana para junto do rio, perto dos cavalos, porque ele pressentiu que eles querem lhe dizer alguma coisa; os cavalos estavam agitados. Era a cavalaria do General Custer que veio atacar a reserva indígena, sem motivo e sem aviso. Jack e o Velho peles conseguem escapar, mas perde suas quatro mulheres.

Jack vai até a tropa e se apresenta ao General Custer como sendo o condutor de mulas e que havia sido aprisionado pelos índios e é reintegrado à tropa. Quando Custer estava em sua tenda barbeando-se, Jack se aproxima com uma faca, com a idéia de matá-lo, mas perde a coragem. Custer percebe suas intenções e diz que não o enforca porque ele não vale uma inversão de uma decisão sua.

Jack abandona a tropa desmoralizado e vira bêbado, vivendo, literalmente na lama, esmolando um trago. Bill Hickok o encontra e dá-lhe dinheiro para ele tomar um banho e comprar uma boa roupa. Depois, pede que ele entregue dinheiro para uma viúva chamada Lulu Kane comprar uma passagem de trem para deixar a cidade. Na verdade, Lulu Kane era a Sra. Louise Pendrake, que agora trabalhava num bordel.

Jack sentiu que tinha caído demais na vida e vira um ermitão. Foi viver na floresta, longe de tudo. Um dia, perde a esperança e resolve suicidar-se. Sobe um penhasco de onde pretende pular e avista, na planície, a tropa de Custer, perto de Little Bighorn. Resolve, então, encontrar uma maneira de destruir Custer. Apresenta-se a Custer e pede para ser batedor. Custer o incorpora à tropa, pensando que Jack fará tudo para afastá-lo dos índios. Custer pensa que tudo o que Jack disser será mentira e ele agirá sempre ao contrário do que Jack afirmar, já que é amigo dos índios e tudo fará para afastá-lo deles.

Quando Custer pergunta-lhe se deve atacar ou recuar, Jack, espertamente, diz que ele deve atacar. Custer interpretou a resposta ao contrário e resolve atacar. A famosa 7ª Cavalaria de Custer foi inteiramente dizimada pelos Cheyennes e Sioux, que estavam coligados. Jack, ferido, é capturado por Urso Mais Jovem, de quem salvara a vida. Agora Urso pagara-lhe a vida que lhe devia. Foi levado para a aldeia, para junto de seu avô, Velho Peles de Tendas.

Chefe "Velho Peles de Tendas" sobe a montanha para morrer.

Elenco: * Biografia
. Dustin Hoffman *(Jack Crabb)
. Faye Dunaway * (Sra. Louise Pendrake)
. Chefe Dan George * (Velho Peles de Tendas)
. Martin Balsam * (Sr. Merriweather)
. Richard Mulligan * (Gen. George Armstrong Custer)
. Jeff Corey * (Wild Bill Hickok)
. Aimée Eccles * (Raio de Sol)
. Kelly Jean Peters (Olga Crabb)
. Carole Androsky (Caroline Crabb)
. Robert Little Star (Cavalo Pequeno)
. Cal Bellini (Urso Mais Jovem)
. Ruben Moreno (Sombra que se Torna Luz)
. Steve Shemayne (Chama Rubra do Sol)
. William Hickey (Historiador)
. James Anderson (Sargento)
Download TORENT 693 MB AVI Com Legendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário