A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sábado, 24 de julho de 2010

Sangue de Heróis (Fort Apache, 1948)

. Direção: John Ford
. Roteiro: Frank S. Nugent
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 127 minutos
. Cor: Preto e Branco

Sinopse:
O Tenente-Coronel Owen Thursday foi designado pelo comando do excército para assumir o comando de um posto avançado no oeste, o Forte Apache. Está viajando, juntamente com sua filha Philadelphia, a contragosto, porque sabe que isto significa o ostracismo e o fim de sua carreira. Como era formado em West Point, era muito arrogante, o que pode ter desagradado alguns oficiais superiores. Quando chega ao entreposto de Hasayamp, descobre que o telegrama, informando de sua transferência, não havia chegado porque os índios haviam cortado as linhas do telégrafo.
Em Hasayamp encontra-se o Tenentel Michael O'Rourke, recém formado em West Point. Chega, então, uma diligência do exército para levá-lo até Forte Apache. Como Thursday não tinha condução, resolve ir junto com o Tenente.
Philadelphia e o Tenente O'Rourke saem do Forte para cavalgar pelas redondezas. Acabam encontrando uma carroça, usada para a manutanção da linha telegráfica, juntamente com os corpos de dois soldados, que haviam sido torturados e queimados. Neste momento, o Forte Apache recebe um telegrama truncado, enviado do Forte Grant, a 176 quilômetros de distância, informando que um bando de apaches, chefiado por "Diablo", havia fugido da reserva Apache. O Capitão York, experiente na guerra com os Apaches, diz acreditar que Diablo foi se aliar ao chefe Cochise.
Quando o Ten.O'Rourke chega com a notícia das mortes dos soldados, o Coronel Thursday manda uma pequena tropa para resgatar os corpos, contrariando o Capitão York que queria ir com mais homens, porque os índios revoltosos poderiam estar por perto. Na verdade, Thursday mandou poucos homens como chamariz para uma emboscada contra os índios, pois logo após, saiu com uma tropa mais numerosa, a uma distância calculada da tropa de resgate. Quando a tropa de resgate estava recolhendo os corpos, é ataca por numerosos índios e foge a todo galope. No meio do caminho, a tropa do Coronel entrechoca-se com os índios.
O Capitão York informa a Thursday que a revolta dos Apaches é culpa de Meacham, um agente do governo que tem autorização para negociar com os índios. Meacham, além de vender suprimentos, também vende bebidas alcoólicas e rifles Winchester para os Apaches. Em uma inspeção que Thursday e York fazem ao entreposto de Meacham, descobrem bebida de má qualidade e as armas, sendo tudo destruído.
O Coronel Thursday, sem experiência de guerra com os índios, quer atacar Cochise e interná-lo, à força na reserva inígina. York diz que isso seria muito temerário, já que os Apaches estão em maior número e já venceram vários combates contra o exército. Convence Thurday a deixá-lo ir com o Sargento Beaufort, que fala espanhol, para se encontrar com Cochise e acertar uma trégua. Cochise, que havia se retirado para território mexicano, recebe York. Cochise os recebe bem e promete voltar ao território americano. Pede, contudo, para se encontrar com o Coronel, e que este deveria ir ao encontro apenas com um pequeno destacamento e desarmado.
O Capitão York chega ao Forte Apache no momento que se realizava um baile dos sub-oficiais e comunica ao Coronel sobre o que havia acertado com Cochise. Quando o Coronel soube que Cochise havia atravessado o rio na fronteira e regressado ao território americano, resolve levar todo o regimento do Forte para atacar Cochise. Diante dos protestos de York, Thurday diz que um oficial do exército jamais deveria dar sua palavra de honra a um Apache.
O Regimento parte na manhã seguinte e encontra-se com Cochise e seus guerreiros, que são quatro vezes maior. Cochise se encontra com o Coronel e acusa diretamente o agente Meacham. Diz que eles viviam felizes e em paz, até a sua chegada. Diz que a bebida trouxe muita doença para sua gente. O Coronel dá um ultimato a Cochise e se retira.
Na manhã seguinte, Thursday manda a tropa avançar em coluna de quatro. York diz que isso é uma loucura e é qualificado de covarde pelo Coronel; então, posta seu cavalo defronte ao Coronel e atira sua luva no chão, desafiando-o para um duelo. O Coronel não aceita duelar e destitue York do seu comando, mandando-o ir tomar conta das carroças de suprimento que estavam numa colina.
O Coronel conduz o Regimento a um ataque suicida, caindo numa emboscada armada por Cochise. O Regimento é quase todo dizimado. Escapam apenas York, o Tenente O'Rourke e mais alguns homens que estavam guarnecendo as carroças.
Com a morte de Thursday e de outros oficiais, York recebe o comando do Forte e é promovido a Coronel. A loucura de Thursday tranformou-se em uma lenda de heroismo e bravura.
Comentários:
O roteiro de Frank S. Nugent é baseado em uma novela de James Warner Bellah, que teve várias de suas histórias transformadas em roteiros de filmes de John Ford.



Elenco: * Biografia
. John Wayne (Capitão Kirby York) *
.
Henry Fonda (Tenente Coronel Owen Thursday) *
.
Ward Bond (Sargento-major O'Rourke) *
.
Shirley Temple (Philadelphia Thursday ) *
.
John Agar (Tenente Michael "Mickey" O'Rourke ) *
.
Victor McLaglen (Sargento Festus Mulcahy) *
.
Pedro Armendáriz (Sargento Beaufort) *
. Miguel Inclan (
Cochise) *
. Dick Foran (Sargento Quincannon)
. Guy Kibbee (Dr. Wilkens)
. George O'Brien (Capitão Sam Collingwood)
. Jack Pennick (Sargento Schattuck)
. Anna Lee (Emily Collingwood


Download TORRENT 700 MB Legendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário