A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sábado, 18 de dezembro de 2010

O Cavalo de Ferro (The Iron Horse, 1924)

. Direção: John Ford
. Roteiro: Charles Kenyon e John Russel
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 133 Minutos

. Cor: Preto e Branco
. Filme Mudo

Sinopse:

A América tinha um sonho: unir o Leste ao Oeste por uma ferrovia transcontinental. Um dos sonhadores era o agrimensor David Brandon que sonhava ver todo o continente norte-americano ligado por ferrovias. Um de seus vizinhos, em Springfield, Illinois, chamado "Abe" Lincoln, também compartilhava esse sonho. Contudo, também havia os céticos, como Thomas Marsh, um pequeno empreiteiro que vivia fazendo troça com os sonhos de Brandon. Este dizia que uma ferrovia iria levar a civilização até a Califórnia e que, com a ajuda de Deus, ele daria sua contribuição para abrir o caminho.


O Caminho que Brandon queria abrir era através das Montanhas Rochosas que pareciam intransponíveis para uma estrada de ferro. Um dia, David e seu filho Davy venderam tudo que tinham e partiram, durante um rigoroso inverno, em busca de um caminho para o Oeste, seu "arco-íris".

Depois de três meses de marcha, chegam às Colinas Cheyennes, já na primavera, onde encontram uma passagem estreita, que iria encurtar em duzentas milhas, o caminho para a Califórnia. Mas, nesta mesma noite, são emboscados por índios comandados por um renegado branco, com apenas dois dedos na mão direita. Brandon é assassinado pelo renegado com uma machadada. Davy, que assistiu ao assassinato, nada pode fazer. Depois de sepultar o corpo de seu pai, é encontrado e salvo por caçadores brancos.

Os anos passaram e o sonho de uma ferrovia transcontinental se torna realidade. Em 1862, o Congresso Americano autorizou a construção simultânea de duas ferrovias: A Union Pacific, que iria para o Oeste, e a Central Pacific, que iria para o Leste e se encontrariam, ligando o Contin
ente Norte-Americano de costa a costa.
Os Estados Unidos estavam em plena guerra contra os estados do Sul e havia quem fosse contra o projeto que iria desviar muitos dos recursos necessários à continuidade da guerra. O Presidente Abraham Lincoln contra argumentava: --"Não podemos deixar que os problemas da guerra nos deixem cegos para os grandes problemas da paz que se aproxima, ou teremos lutado em vão."

Inicia-se o grande projeto. Homens e cavalos rebocam locomotivas e suprimentos através das montanhas e constroem 40 milhas de do trajeto, enquanto, atrás deles, túneis são escavados à mão. Contudo, este não é "um trabalho para br
ancos", por isso, foi necessário trazer centenas de chineses para que a obra fosse feita.

Em 1865, "Abe" Lincoln foi assassinado quando estava num teatro, contudo, seu trabalho continuou. No fim do ano seguinte, com o término da guerra, trabalhavam na Union Pacific ex-soldados Sulistas e Nortistas, pacificamente, lado a lado, Trabalhavam sempre com os fuzis ao
alcance de suas mãos, pois sofriam constantes ataques dos índios.

Os trabalhadores dependiam da carne dos búfalos para sua alimentação e quem fornecia essa carne era um jovem caçador chamado William Cody, que os trabalhadores apelidaram de Buffalo Bill.

As dificuldades são constantes: o inverno rigoroso, a falta de suprimentos e o ataque dos peles-vermelhas. Thomas Marsh, agora empreiteiro do trecho montanhoso da Union Pacific, enfrenta um grande problema: tem que encontrar um atalho nas montanhas, mais curto que o do caminho por Smoky River. O atalho tem que encurtar o trajeto em 200 milha
s em torno das Black Hills.

Em determinado momento, os operários começam a se queixar do frio constante, da falta de pagamento em dia, dos índios e da carne de búfalo que lhes traz doenças; então, resolvem parar o trabalho. Para resolver o problema da carne de búfalo, Bill Cody fora encarregado de trazer do Texas, a 800 milhas de distância, 10 mil cabeças de gado que já estavam se aproximando do acampamento. Miriam Marsh, que acompanhava o pai no trabalho da ferrovia, pede aos trabalhadores para que eles não desistam deste projeto histórico que irá beneficiar o país. Depois dessa fala e vendo o gado chegar, os trabalh
adores retomam o trabalho.

Bauman, um homem rico e que possui grandes extensões de terras no território Cheyenne, está tramando para que o atalho não seja encontrado, pois o traçado original da ferrovia é através da passagem de Smoky River, dentro de suas propriedades que, desta forma, serão valorizadas. O engenheiro Peter Jesson que é também noivo de Miriam, filha de Thomas Marsh, foi designado para encontrar a passagem que encurte o caminho. Sabendo disso, Bauman o suborna, dizendo que ele ficará rico se não encontrar nenhum atalho.

Thomas Marsh está com seu trem fazendo uma inspeção na linha, quando avista um cavaleiro do Pony Express sendo perseguido por um bando de índios. Com o incentivo dos trabalhadores que viajavam com Marsh, o cavaleiro salta do cavalo e consegue embarcar no trem. Esse cavaleiro era Davy Brandon, amigo de infância de Miriam Marsh. Ele fica feliz em reencontrá-la, até que ela o apresenta a Jesson, seu noivo. Perto do fim do caminho Marsh chama Davy e diz que se ele não achar um atalho pelas montanhas, estará vencido. Davy então conta que seu pai havia achado um atalho na noite anterior à sua morte. E que o assassino era um renegado com apenas dois dedo
s na mão direita. Bauman que também está no trem, ouve isso com certo espanto.

Bauman, que tinha o costume de jamais tirar a mão direita do bolso do casaco, retruca, dizendo que conhece bem a região e que ali não há nenhuma passagem. Marsh pede que Davy ajude Jesson a encontra a passagem. No dia da partida, Bauman cochicha para Jesson que seria melhor que Davy nunca retornasse.
Davy conduz Jesson até a passagem descoberta por seu pai. Quando vão descer pela parede, Jesson se recusa, dizendo que isso não é trabalho para ele. Quando Davy conheça a descida Jesson corta a corda que o prendia, fazendo que ele caísse no fundo da ravina. Contudo, ele caiu sobre a copa de uma árvore que amorteceu sua queda.

Jesson chega ao acampamento dizendo que Davy caira numa ravina e morrera. Diz ainda que não havia nenhuma passagem além de Smoky River. Miriam recebe a notícia com grande triteza. Davy volta a pé, alguns dias depois e descobre que a ferrovia não havia mudado de rumo e continuava indo na direção de Smoky River. Falando com Marsh e Jesson Dav
y dis que ele mentiu deliberadamente sobre a passagem e lhe bate com o chapéu.

Já começaram os rumores sobre um possível duelo entre Davy e Jesson. Bauman reúne seus homens no saloon onde Jesson está bebendo. Quer fazer uma emboscada e matar Davy. Miriam pede que Davy não enfrente Jesson e acaba declarando seu amor por ele. Davy deixa seu revolver e vai desarmado até o saloon. Antes dele chegam quatro ex-soldados, seus amigos para protegê-lo. Davy entra e vai falar co Jesson que já está bêbado. Pede-lhe desculpar pela agressão e lhe estende a mão, gesto não correspondido. Quando vira as costas para Jesson, este saca a pistola e quando vai atirar, um amigo de Davy acerta-lhe uma cadeirada na mão, desviando o tiro. Davy e Jesson se confrontam fisicamente e Davy sai vencedor. Nesse momento, chega Miriam e diz que está decepcionada ele freqüentar um lugar tão infame e que ele é igual a Jesson.

Bauman, com o bigode raspado e vestido de índio, vai visitar seu velho amigo, o chefe Cheyen
ne e os convoca a atacar a ferrovia, tentando desesperadamente fazer com que a ferrovia passe pelo Smoky River. Os Cheyennes, em grande número, atacam os trabalhadores na frente de trabalho. Vendo que não podem resistir, Davy vai com a locomotiva até o acampamento, em busca de ajuda. Soldados, trabalhadores e até algumas mulheres vão socorrer os ferroviários. Os Pawnees, índios que são pagos pela ferrovia como batedores e seguranças, também são chamados. A luta é feroz. Bauman, vestido de índio, se posiciona numa cabana provisória e começa a atirar contra o trem que acabava de chegar. Davy vai dar combate ao franco atirador e descobre que ele é Bauman. Começam uma luta corpo a corpo e quando Bauman apanha uma picareta para golpear Davy, este percebe que Bauman é o homem de dois dedos. Na luta desesperada que se segue, Bauman acaba perecendo. Os Pawnees chegam e colocam os Cheyennes para correr.

Depois da luta, planeja trabalhar para a Central Pacific, para se afastar de Miriam que não confia mais nele. No dia seguinte, parte de diligência, acompanhado de um amigo. Miriam chega
a tempo de ver a caravana se afastando e fica desolada.

Um ano se passa e as ferrovias avançam, depois de conquistar as pradarias e atravessar as fendas nas montanhas. A construção se transforma em competição. Se a Union Pacific constrói quatro milhas em um dia, a Central Pacific replica com seis e assim por diante. Desta forma, em Promontory Point, depois de um esforço sobre humano, as ferrovias se encontram sete anos antes do tempo previsto.

O "casamento" das ferrovias, celebrado com alegria e exultação, unindo o Leste e o Oeste, acontece na tarde de 10 de maio de 1869, quando um cravo dourado, presenteado pela Califórnia, é afixado.

Comentários:

O filme The Iron Horse foi uma produção em massa que empregou mais de 6.000 pessoas; foram construídas duas cidades para acomodar a todos. Foram contratados mais de 100 cozinheiros para preparar as refeições.

John Ford tinha 31 anos de idade quando apresentou o projeto do filme a Willian Fox. Ele já era um veterano de uns 50 filmes, muitos deles de faroeste. O projeto da Fox foi em resposta ao filme The Covered Wagon (1923), da Paramount, que foi um enorme sucesso de bilheteria. Quando as filmagens começaram, nem Ford nem a Fox imaginaram que o projeto ficaria tão grandioso.

Seguindo o exemplo da Paramount, quando das filmagens de The Covered Wagon, a Fox mandou John Ford e sua equipe para locações no México – para as cenas das boiadas, depois para o Novo México, Nevada e Arizona – no Monument Valley, que se tornou o cenário predileto de Ford para seus inúmeros outros filmes de western.

The Iron Horse se tornou um dos maiores sucessos da Fox, na era dos filmes mudos. Foram gastos US $ 250.000,00 para sua produção, obtendo-se uma arrecadação de mais de US $2.000.000,00.

O filme é um épico que mostra não o nascimento de uma nação, mas sua unificação física e simbólica, depois da terrível Guerra Civil que dividiu o país.

John Ford usou dois negativos, simultaneamente, o que era uma prática corrente na época. Um era para uso nos Estados Unidos e o outro para outros países. Durante muitos anos somente a cópia que estava na Inglaterra era mostrada, mas o negativo não era de boa qualidade. O negativo original, americano, com sua edição intacta, foi restaurado em 2007 e apresentado no Festival de Cinema de Veneza daquele ano. Depois, um novo fundo musical foi encomendado a Christofer Caliendo e agora este épico do cinema mudo pode ser visto, pela primeira vez, como ele foi visto há décadas.

Elenco:

George O'Brien - Davy Brandon
Madge Bellamy - Miriam Marsh
Charles Edward Bull - Abraham Lincoln
Cyril Chadwick - Peter Jesson
Will Walling - Thomas Marsh
Francis Powers - Sgt. Slattery
J. Farrell MacDonald - Cpl. Casey
Jim Welch - Pvt. Schultz (como James Welch)
George Waggner – Cel. William F. 'Buffalo Bill' Cody
Fred Kohler - Bauman
James A. Marcus - Judge Haller (as James Marcus)
Gladys Hulette - Ruby
Chief John Big Tree - Cheyenne Chief

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