A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sexta-feira, 25 de março de 2011

O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure Of The Sierra Madre, 1948)

. Direção: John Huston
. Roteiro: John Huston, da Novela de B. Traven
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 126 Minutos
. Colorido

Sinopse:
Tampico, 14 de fevereiro de 1925 – Fredd C. Dobbs, um americano desempregado, está na cidade de Tampico, México, vivendo de favores, pedindo dinheiro, para um prato de comida, para os conterrâneos que encontra. Depois de receber uma moeda de um peso, vai até um bar e toma um café, por 80 centavos. Um menino lhe oferece um bilhete de loteria e ele diz que não tem dinheiro; diante da insistência do menino, lhe atira um copo de água no rosto. O menino insiste e lhe oferece um vigésimo do bilhete por 20 centavos, que era o troco do café. Ele acaba comprando. Quando Dobbgs aborda mais um americano, pedindo dinheiro, este lhe oferece um emprego numa construção. Quando embarca na balsa, reencontra Bob Curtin, outro americano desempregado que havia conhecido.
Depois de quinze dias de trabalho, recebendo apenas cama e comida, o grupo de trabalhadores volta para Tampico, onde receberiam o pagamento. Pat Cormick, o contratante, finge que está esperando o agente com o pagamento e, como este estivesse demorando, diz que vai buscar o dinheiro e desaparece. Dobbs e Curtin se dirigem à Cantina Madrid, lugar onde deveriam receber o pagamento e acabam descobrindo que McCormick é um conhecido vigarista, acostumado a enganar trabalhadores. Com míseros 2,50 pesos no bolso, se dirigem para o Albergue Urso Negro, uma espelunca freqüentada por desempregados e mendigos. Lá, conhecem o velho Howard, um homem que diz já ter minerado ouro em várias partes do mundo. Ele diz que sabe onde encontrar ouro nas montanhas próximas e fala sobre a "febre do ouro" que acomete quem encontra o metal: --"Eu sei o que o ouro faz com a alma do homem". Diz, ainda, que nenhum garimpeiro morre rico. Todos gastam uma fortuna procurando outra, tal como lhe aconteceu diversas vezes.
Na manhã seguinte, Dobbs e Curtin vêem McCormick, elegantemente vestido e acompanhado de uma bela mulher. Quando os vê, McCormick, como todo bom vigarista, assume o controle da conversa e os convida para tomar whisky numa cantina. Curtin lhe diz que querem o dinheiro todo e já, senão ele vai sair carregado do local. Ele lhes oferece mais uns tragos, tentando deixá-los bêbados. Repentinamente, McCormick acerta uma garrafada na cabeça de Curtin e um soco em Dobbs, derrubando-os. Eles reagem e, depois de muita luta, conseguem dominá-lo e tiram de sua carteira os 300 pesos que ele lhes devia. De posse do dinheiro, resolvem procurar o velho Howard e lhe propõem uma sociedade para a busca de ouro. Howard faz as contas do capital necessário e conclui que vão precisar de 600 pesos para a compra de mantimentos, armas, ferramentas, mulas... e ele possuíam apenas 500 pesos. Neste instante, o menino que vendera o bilhete para Dobbs, veio lhe cobrar a comissão de 10 por cento, sobre o premio de 200 pesos que ele havia ganhado e não sabia. Dobbs resolve cobrir a parte que falta a Curtin e fazem sociedade. Quando estavam indo para as montanhas, bandoleiros que agiam no lugar tentaram assaltar o trem onde estavam. Já de posse de armas, os três atiraram e abateram vários bandidos que acabaram fugindo, quando descobriram a presença de soldados nos vagões.
No lugarejo chamado Perla, compram burros, ferramentas e mantimentos, partindo, em seguida, para um local onde poucos homens haviam chegado. O velho Howard, que Dobbs achava que estava fraco e teria que ser carregado, ia à frente, subindo a montanha com grande facilidade, deixando os companheiros exaustos. Vendo-o escalar a montanha, Dobbs diz que ele é "híbrido de bode". Depois de atravessarem um extenso vale, abrindo caminho a golpes de "machete", Curtin Dobbs caem exaustos e pensam em desistir. Howard ri da falta de persistência deles, pois não conseguem ver a riqueza em que estão pisando. Contudo, Howard diz que a localização do filão é um pouco mais acima e é lá que vão cavar. A jazida é rica. Dobbs, vendo o ouro aparecer, começa a ser afetado pela "febre do ouro" e demonstrar um caráter mesquinho e desconfiado; propõe que o ouro seja repartido assim que seja encontrado, pois assim cada um ficará responsável pela sua parte. Howard diz que cada um deverá encontrar um esconderijo para seu ouro.
Na hora da divisão, o rosto de Dobbs se transforma, mostrando toda sua ganância. Quando Dobbs estava cavando no interior da mina, acontece um desabamento e ele fica preso sob as rochas. Curtin, vendo o que aconteceu, chega à entrada da mina e, por alguns instantes, titubeia em salvá-lo; depois, retorna à mina e retira Dobbgs, são e salvo. À noite, cada um fala dos sonhos que querem realizar com o ouro que encontraram. Howard, experimentado, propõe que se estabeleça um montante que satisfaça a todos, pois não podem ficar minerando por muito tempo. Dobbs mostra ser o mais ganancioso, querendo que se estabeleça um valor que só atingirão depois de um ano de escavação. Á noite, Dobbs acorda com o rugido de um tigre e verifica que Howard não está na barraca. Desconfiado, arma-se e vai verificar o local onde escondera seu ouro. Como estava demorando, Curtin também fica desconfiado e vai verificar o seu ouro. Dobbs começa a piorar e a ficar mais desconfiado. Começa a falar sozinho, sempre achando que está sendo enganado pelos companheiros. Depois, recusa-se a buscar mantimentos, como sempre fazia, pois os companheiros poderiam tramar alguma coisa na sua ausência. Por isso, Curtin parte para a aldeia buscar mantimentos.
Quando chega na venda, um americano chamado Cody se aproxima dele e começa a fazer perguntas indiscretas sobre o que ele fazia nas montanhas. Desconfia que ele esteja escavando ouro e Curtin diz que é caçador. Cody insiste em acompanhá-lo e ele não permite. Contudo, Cody o seguiu até o acampamento. Curtin percebeu que estava sendo seguido e contou para os companheiros. Dobbs já estava fazendo planos para matar o intruso quando este aparece. Dobbs, descontrolado, lhe faz ameaças veladas se ele não deixar o acampamento pela manhã. Mesmo os três afirmando que são caçadores, não convencem Cody que tem certeza que eles têm uma mina de ouro.
Na manhã seguinte, Cody diz que vai começar a garimpar justamente onde estão acampados, pois, segundo ele, a montanha é pública. Daí, coloca as coisas "em pratos limpos" e diz que eles tem três opções para resolver o impasse: matá-lo, expulsá-lo ou aceitá-lo como parceiro. Bem falante, diz que a terceira opção é a melhor, pois ele só vai querer uma quarta parte naquilo que encontrarem dali por diante. Os três pedem para discutir o problema a sós e concluem que a única solução é matá-lo, sendo que os três deveriam atirar ao mesmo tempo para terem parcelas de culpa iguais. Quando se aproximam de Cody, de armas em punho, este lhes chama a atenção para a aproximação de bandoleiros que se aproximavam. Os quatro limpam o acampamento e se preparam para o enfrentamento.
Quando os bandidos chegam perto, eles percebem que o chefe é o "Chapéu de Ouro", o mesmo bandido que havia assaltado o trem. Este se aproxima e diz que são policiais, os Federales. Dobbs então pergunta onde estão os distintivos. "Chapéu de Ouro" parecia não saber o que era aquilo, mas diz que não precisam de nenhum distintivo. Então, Dobbs dispara seu rifle e faz um furo no seu sombrero. Os bandidos se afastam. O tiroteio começa; os mineiros abatem vários bandidos, contudo, Cody é atingido no pescoço e morre. Os bandidos derrubam várias árvores para fazer barricadas móveis, à moda dos índios. De repente, fogem a galope com uma tropa de Federales em sua perseguição.
A mina está quase exaurida e eles resolvem parar a mineração, dando-se por contentes com o que haviam conseguido. Howard resolve fechar a mina e restaurar os estragos que fizeram na montanha, deixando-a como era antes de chegarem. Já que eles a feriram, tinham que curá-la e demonstrar gratidão pela riqueza que ela lhes proporcionou. Antes de partir, embrulham os sacos de ouro em peles de animais, visando encobrir a verdadeira carga que transportavam.

À noite, quando estão acampados, chegam vários nativos e pedem ajuda; querem que eles salvem um menino que caíra na água. Mesmo sendo retirado dela com rapidez, o menino está desacordado e parece estar morto. Howard vai com eles até a sua aldeia e faz massagens no menino para reanimá-lo. O menino acorda. –"Milagre", dizem todos. Quando retomam o caminho para Durango, são alcançados pelos aldeões que querem que eles fiquem na aldeia por uma semana. O pai do menino diz que precisa pagar sua dívida, senão, todos os santos vão ficar furiosos com ele. Dobbs fica furioso e grita com os nativos e ameaça sacar a arma; eles empunham seus machetes e dizem que ele e Curtin podem partir, pois não lhes importam, mas o doutor tem que ir com eles.

 Howard confia sua parte no ouro aos companheiros e parte com os nativos. Dobbs e Curtin vão esperá-lo em Durango. Contudo, Dobbs começa a mostrar desequilíbrio, praguejando por Howard lhes ter confiado seu ouro. Depois, tenta convencer Curtin que deveriam ficar com o ouro do velho. Curtin não aceita a proposta e o repreende. Dobbs saca sua pistola e quer matar Curtin, mas é dominado e perde sua arma. Seu desequilíbrio agora é visível e assustador.

À noite, fica provocando o companheiro e não o deixa dormir. No caminho, tenta emboscá-lo. Na segunda noite, Curtin não resiste ao cansaço e dorme. Dobbs toma sua arma e lhe desfere dois tiros, a sangue frio. Curtin sobrevive e recuperando os sentidos, se arrasta pela mata até ser encontrado por dois nativos que faziam carvão no meio da floresta. No dia seguinte, Dobbs vai enterrar seu corpo e não o encontra, ficando mais desequilibrado. Pensa que foi um tigre que arrastou o corpo e solta uma gargalhada à maneira dos loucos. Na aldeia, Howard está sendo tratado como um semideus, com comida e bebida à vontade e recebendo mimos de belas aldeãs. Os aldeões lhe informam que encontraram Curtin baleado e quase morto e ele vai socorrê-lo. Curtin conta o que aconteceu e os dois resolvem sair no encalço de Dobbs. Os aldeões lhes emprestam cavalos e uma escolta para acompanhá-los.
Dobbs está perto de Perla quando é encontrado por três bandidos, remanescentes do bando que haviam enfrentado. Um deles é "Chapéu de Ouro", que o mata a golpe de facão. Os bandidos pensam que ele tranportava somente peles e que aqueles sacos com "areia" serviam apenas para aumentar o peso delas. Por isso, desfazem-se do ouro, jogando os sacos e os arrebentando com golpes de machete. Depois, vão para Perla para vender os burros e as peles. Mas o negociante que vendera os burros para Howard reconhece os animais pela marca e os bandidos são presos.
Howard e Curtin chegam a Perla a tempo de ouvir a salva de tiros disparados pelos Federales que acabavam de executar os bandidos. Quando descobrem que os bandidos haviam descartado o ouro, vão até o local, mas uma tempestade já havia misturado o ouro com o pó do solo. Howard desata a gargalhar, pois a natureza ou coisa que valha lhes havia pregado uma grande peça. Howard está feliz, pois sua vida está garantida como curandeiro da aldeia e terá casa e comida pelo resto da vida. Curtin não sabe o que fazer, mas é jovem e tem tempo para ficar rico umas três ou quatro vezes, segundo Howard. Depois, Howard lhe faz uma proposta: se ele for a Dallas para encontrar a viúva de Cody ele poderá vender os burros e as peles e ficar com o lucro. Curtin aceita e cada um toma seu rumo.
Comentários:
O diretor John Huston escreveu o roteiro baseando-se no romance do mesmo nome escrito por B. Traven,-- peseudônimo de Berwick Traven Torsvan-- uma pessoa reclusa e misteriosa. Durante as filmagens ele apareceu nos estúdios sob o nome falso de Hal Croves, que dizia ser um advogado que representava o escritor. Depois, prestou serviços como consultor técnico do filme. O Tesouro de Sierra Madre é um dos primeiros filmes cujas filmagens se realizaram, quase inteiramente fora dos Estados Unidos, no Estado de Durango, México. As cenas nas ruas da cidade foram filmadas em Tampico, Estado de Tamaulipas. As Cenas noturnas foram filmadas em estúdios.

O filme apresenta uma inverdade histórica: os cartazes da casa lotérica mostram a data de 14 de fevereiro de 1925, contudo, os carros e os ônibos que circulam pela cidade são veículos produzidos na década de 1940.
Existem três cadeias de montanhas no México com a denominação de Sierra Madre: a Oriental, a Ocidental e do Sul. Nem o romance original, The Treasure of the Sierra Madre, nem o filme identificam o local onde os três aventureiros foram em busca de ouro. Como eles partiram da Cidade de Tampico, Estado de Tamaulipas, que tem seus limites no Golfo do México, eles certamente partiram para a Sierra Madre Oriental, subindo para o Norte e, na volta, foram para o Oeste, para Durango.

O Tesouro de Sierra Madre - Trailer
. .........


O Tesouro de Sierra Madre - Max Steiner





Elenco e Biografia.

Download TORRENT 701 MB com Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário