A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

domingo, 13 de março de 2011

Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch, 1969)

. Direção: Sam Peckinpah
. Roteiro: Sam Peckinpah e Walon Green
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 143 Minutos
. Colorido

Sinopse:

San Rafael, Texas – 1913 – Um bando de assaltantes, conhecidos como "a quadrilha selvagem", chefiada por Pike Bishop, está prestes a realizar seu último assalto, aquele que lhes dará a sonhada aposentadoria. O alvo da quadrilha é o escritório da ferrovia South Texas R. R. Administration, que guarda um grande carregamento em moedas de prata.

A quadrilha chega à cidade em grande estilo, vestindo uniformes da Cavalaria dos Estados Unidos. Desmontam, entram calmamente no escritório e anunciam o assalto. Outros homens, em trajes civis, estão dando apoio no lado de fora.

Tudo transcorria normalmente na cidade. Um pastor, que fazia sua pregação contra o consumo de bebidas alcoólicas, parte com seu grupo marchando e cantando "Shall we gather at the river" e se dirige em direção ao escritório onde se realiza o assalto. Contudo, nos telhados dos edifícios, um grupo de mercenários caçadores de recompensa, contratados pelo chefe da ferrovia, Pat Harrigan, estão emboscados para capturar a quadrilha. Pat Harrigan, cansado de ter sua ferrovia assaltada inúmeras vezes pela quadrilha, montou a emboscada e espalhou o boato sobre o carregamento de prata. Contudo, para que nada desse errado, não se preocupou de avisar a população, para que ela pudesse se precaver.

Os mercenários são chefiados por Deke Thornton, ex-membro da quadrilha que fora capturado e cumpria pena de prisão na Penitenciária de Yuma. Em troca da liberdade ele concordou em capturar seus ex-comparsas.

Enquanto o bando fazia a coleta dos sacos com moedas de prata, alguém percebeu a presença de homens armados nos telhados dos edifícios próximos. Percebendo que haviam caído em uma armadilha, Pike espera a passagem do grupo de crentes para sair do escritório. Imediatamente, sem qualquer critério, os mercenários abrem fogo sobre os assaltantes que se misturavam à multidão. Vários civis foram mortos, inclusive mulheres. Os assaltantes respondem ao fogo e vários são abatidos.

Somente Pike e mais cinco de seus homens conseguem fugir da fuzilaria. Buck, que fora atingido no rosto por uma carga de chumbo, estava cego e não conseguia mais cavalgar, foi morto por Pike. O bando se dirige para o Rio Grande, fronteira com o México, e o atravessam. Agora Pike conta somente com Dutch Engstrom, os irmãos Lyle e Tector Gorch e o mexicano Angel. Já no México, vão a um rancho se encontrar com o velho Freddie Sykes, antigo membro da quadrilha que os espera com cavalos descansados.

Os irmãos Gorch começam a manifestar descontentamento com o que ocorreu e começam a falar na partilha. Acham de suas partes deverão ser maiores do que as de Angel, que é um novato e de Sykes, um velho que somente tomou conta dos cavalos. Com a intervenção severa de Pike ambos concordaram na divisão igualitária do butim. Quando abrem os sacos, descobrem que os mesmos continham apenas arruelas de aço.

Agora que estão falidos, já começam a pensar no próximo assalto, o "último", que lhes dará a justa aposentadoria, pois já estão envelhecidos. Partem para um vilarejo mexicano, lugar onde nascer Angel. Lá chegando, descobrem que os aldeões haviam sido assaltados por tropas federais, comandadas por um caudilho e bandido, chamado Mapache. Seu gado, seus cavalos e seu milho haviam sido roubados, sendo que sete homens foram mortos por Mapache, incluindo o pai de Angel. A noiva de Angel, Teresa, havia fugido com Mapache, o que o deixa cego de ciúmes e raiva, e jurando vingança.

Sabendo que Thornton e seus mercenários estão por perto, o bando deixa o vilarejo e todos os aldeões se despedem cantando "La golondrina", certos que eles jamais voltariam. Por fim, chegam a Água Verde, quartel general de Mapache, com a intenção de lhe vender os cavalos sobressalentes que traziam. O bando se mistura à soldadesca e vai se sentar próximo a Mapache e ao seu estado maior. Angel fica descontrolado quando vê Teresa trazendo um pônei de presente para Mapache. Fala com ela e recebe todo o seu desdém. Ela lhe diz que agora que é mulher de Mapache está feliz porque não passa mais fome. Quando ela se senta no colo de Mapache e começa a mordiscar suas orelhas e olhar par Angel com olhar zombeteiro, ele saca sua pistola e a mata com um tiro no peito, gritando em espanhol: --"Puta".
Depois que Pike e Engstrom explicam a Mapache que ela era noiva de Angel, o clima fica mais ameno. Então, o Comandante Frederick Mohr, do Exército Imperial Alemão, que era especialista em armas e consultor de Mapache, se aproxima de Pike e pergunta por sua pistola, pois é impossível conseguir uma arma dessas pelas vias legais. Depois o convida para um drinque.

Mohr precisa rearmar as tropas de Mapache e também está interessado em conhecer as novas armas americanas. Por isso, propõe a Pike que ele assalte um trem americano que vai transportar uma grande quantidade de armas, perto da fronteira mexicana. A oferta pelo serviço é de 10.000 dólares de ouro.

Antevendo a ação de Pike, Thornton colocou sua patrulha no trem que transportava as armas e era guarnecido por soldados inexperientes. Contudo, Pike fora bastante cauteloso e fizera um bom planejamento. Quando o trem se detém junto a uma caixa d'água para reabastecer suas caldeiras, o bando de Pike já o aguardava, bem escondido.
As sentinelas externas foram dominadas sem um tiro sequer. Depois, a locomotiva e o vagão de armas são separados do resto da composição e partem. Thornton, percebendo algo estranho, olha pela janela e vê a locomotiva se afastando. Chamando os seus mercenários, apanham seus cavalos, que estavam no vagão de carga e partem no encalço dos assaltantes. Os soldados, vendo-os partir, sem dizerem uma palavra sequer, concluem que foram eles que assaltaram o trem e partem em sua perseguição.

Depois de transferir as armas para uma carroça, alguns quilômetros adiante, o bando de Pike segue para Água Verde. Depois de atravessarem o Rio Grande, colocam dinamite na ponte, para dificultar a perseguição. Thornton e os mercenários se aproximam da ponte e começam a atirar no bando de Pike. Os soldados chegam logo após e começam a atirar nos mercenários que respondem ao fogo e matam alguns soldados. Quando os mercenários se encontram no meio da ponte, uma potente explosão os joga na água e só cinco deles sobrevivem.

Quando o bando de Pike está acampado num estreito desfiladeiro são rendidos por índios amigos de Angel. Eles se apropriam de uma caixa de armas e uma de munições, com a conivência de Angel que quer ajudas seu povo a se defender. Quando se dirigem para Água Verde, são cercados por homens de Mapache que querem se apoderar das armas sem nada pagar. Pike, já prevendo uma traição, havia colocado dinamite na carroça e ameaçou explodi-la se eles se aproximassem.

Para ter certeza que não seria trapaceado, Pike dividiu a entrega das armas em quatro lotes que seriam entregues aos poucos em troca de 2.500 dólares por vez. Na entrega do segundo lote, Mapache recebe uma metralhadora de presente. Quando Engstrom e Angel vão fazer a última entrega Angel é capturado por Mapache. Angel fora traído pela mãe de Teresa, que, como vingança pelo assassinato de sua filha, contara a Mapache que Angel fornecera uma caixa de armas para os índios. Engstrom parte, fingindo não se importar com a sorte de Angel.

Contudo, Pike e Engstrom não querem abandonar Angel nas mãos de Mapache, pois eles seguiam o velho código de honra do oeste: --" Quando você está ao lado de um homem, você fica com ele. "E, se você não fizer isso, é um animal e está acabado". Nesse instante eles observam, ao longe, Sykes conduzindo as parelhas de cavalos que não foram entregues a Mapache. Observam, também, que ele é atingido por um tiro disparado por um dos mercenários que estavam emboscados. Pike sabe que se fugir vai ser perseguido por Thornton e ele está cansado de ser caçado. Por isso, resolve ir ao quartel general de Mapache.

Sykes, ferido na perna, foge para um paredão sem saída. Começa a subir pelas pedras e é encontrado por um dos índios amigos de Angel. Os mercenários alcançam seu cavalo e observam que o rastro de sangue termina inexplicavelmente e resolvem voltar.

Pike, Engstrom e os irmãos Gorch chegam a Água Verde e observam Angel sendo arrastado, totalmente ensangüentado. Pike oferece ouro a Mapache em troca de Angel e este responde que já tem ouro suficiente. Então, os quatro vão se encontrar com algumas prostitutas. Depois, calmamente, municiam suas armas e caminham em direção aos soldados.

Os soldados olham-nos atônitos enquanto marchavam calmamente em direção a Mapache, que bêbado, lhes pergunta o que eles querem. --"Queremos Angel", é a resposta. Mapache levanta Angel, e, com uma faca, o degola, num só golpe. Os quatro abrem fogo e acabam com Mapache. Os soldados ficam olhando, sem nada entender. Então, Pike avista o Comandante Mohr e lhe acerta um tiro de pistola. A fuzilaria começa intensa. Tector se apodera da metralhadora Browning e abre fogo, abatendo os soldados como insetos. Quando Tector é atingido, seu irmão se apodera da arma e continua a matança. Os quatro acabam mortos, depois de dizimarem as tropas de Mapache.

Thornton, que observava o tiroteio de longe, se aproxima de Água Verde e encontra dezenas de cadáveres. Encontra Pike e o restante de seus homens e dá sua tarefa por terminada. Enquanto isso, os mercenários estão saqueando os corpos. Thornton senta-se à entrada de Água Verde e vê os mercenários carregando os corpos de Pike e seus homens. Passado algum tempo, começa a ouvir tiros ao longe e sorri, entendendo o que está acontecendo. Logo após, chega Sykes, acompanhado dos índios; eles haviam abatido todos os mercenários.

Sykes, antigo companheiro de Thornton na "quadrilha selvagem", diz que tem muito o que fazer junto com os índios e o convida a vir com eles. Como ele não pretende mais voltar para casa, monta seu cavalo e os segue.
Comentário:
Existe um inverdade histórica quanto à metralhadora mostrada no filme, a Browning M1917, refrigerada a água. Esta arma foi desenvolvida em 1917 e a história do filme se passa no ano de 1913, portanto, quatro anos antes desta arma existir. Vide: Armas utilizadas


La Golondrina



Adelita by Jerry Fielding __________________ The Wild Bunch Theme
...


Lyrics

La Golondrina (de Narciso Serradell)

A donde irá veloz y fatigada
la golondrina que de aquí se va.

No tiene cielo, se halla extraviada
buscando abrigo y no lo encontrará.

Junto a mi pecho
Le pondré yo su nido
en donde pueda
la estación pasar.
También yo estoy
en la región perdida
¡Oh cielo santo!
y sin poder volar.


A donde irá veloz y fatigada
la golondrina que de aquí se va
¡Oh, si en el viento, se hallara extraviada!
buscando abrigo y no lo encontrará.


Junto a mi pecho hallará su nido
en donde pueda la estación pasar
también yo estoy en la región perdida
¡oh, cielo santo! y sin poder volar.
Dejé también mi patria adorada,
esa mansión que me miró nacer,
mi vida es hoy errante y angustiada
y ya no puedo a mi mansión volver.


Ave querida, amada peregrina,
mi corazón al tuyo estrecharé,
oiré tus cantos, bella golondrina,
recordaré mi patria y lloraré.



Shall We Gather at The River


Elenco e Biografia
William Holden - Pike Bishop
Ernest Borgnine - Dutch Engstrom
Robert Ryan - Deke Thornton
Edmond O'Brien - Freddie Sykes
Warren Oates - Lyle Gorch
Jaime Sánchez - Angel
Ben Johnson - Tector Gorch
Emilio Fernández - General Mapache
Strother Martin - Coffer
L. Q. Jones - T.C.
Albert Dekker - Pat Harrigan
Bo Hopkins - Clarence 'Crazy' Lee
Jorge Russek - Major Zamorra
Alfonso Arau - Tenente Herrera
Dub Taylor - Pastor
Rayford Barnes - Buck
Paul Harper - Ross
Chano Urueta - Don José
Elsa Cárdenas - Elsa
Bill Hart - Jess
Stephen Ferry - Sargento McHale
Fernando Wagner - Comandante Mohr
Jorge Rado - Ernst
Aurora Clavel - Aurora
Sonia Amelio - Teresa


Download TORRENT 2 arquivos de 700 MB cada e Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário