. Roteiro: Frank D. Gilroy e Roussell Rouse
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 89 Minutos
. Cor: Preto e Branco
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 89 Minutos
. Cor: Preto e Branco
Sinopse:
George Temple é um comerciante, dono de um armazém, e vive sossegadamente em Cross Creek, em companhia de sua mulher, Dora, que está esperando o primeiro filho do casal. É um homem pacato e educado, que nunca levantou a voz para ninguém. Contudo, nas últimas semanas, todos percebem que algum problema o está preocupando. Quando vai entregar mercadoria para seus clientes, demora-se a voltar e, quando sua esposa pergunta o que aconteceu, dá respostas evasivas.
Durante uma festa onde está toda a comunidade, ele se isola, não dança nem com sua esposa. Começa a se irritar quando seus amigos começam a contar vantagem sobre seus negócios. Sente, no íntimo, que é menosprezado por ser simplesmente um comerciante e por nunca andar armado. Nesta noite, Dora lhe pergunta o que está acontecendo: de novo, suas respostas são evasivas. Ela lhe diz que já sabe o que vai acontecer: o mesmo que já aconteceu em Dodge City, Deadwood, Cheyenne, ...Ela diz que já conhece todos os sinais de seu comportamento nas últimas semanas.
Ele e sua esposa escondem um grande segredo, por isso, eles vêm se mudando de cidade em cidade, nos últimos anos. Então, uma notícia trazida por McGovern, que chega na diligência vinda de Silver Rapids vai mudar totalmente suas vidas: Clint Fallon, um famoso pistoleiro, rápido no gatilho, fora morto por Vinnie Harold, um pistoleiro e assaltante de bancos. Harold queria provar que era o gatilho mais rápido de todos, e vinha desafiando qualquer pistoleiro que tivesse fama.
McGovern, um morador de Cross Creek, diz ter assistido ao duelo de perto. Trouxe consigo um botão que diz ser do colarinho da camisa de Fallon, pois o tiro de Harold o atingiu na garganta. McGovern e os amigos falavam sobre isso o dia inteiro. Quando estavam no armazém de Temple, falando sobre o duelo, Temple começou a ficar irritado, pois considerava que McGovern falava inverdades sobre o acontecido. Perdendo a paciência, Temple praticamente os expulsa de seu estabelecimento, coisa que não era do seu feitio. Sua mulher o repreendeu, dizendo que ele estava com o mesmo olhar em Cheyenne, antes da confusão que lá ocorreu, há quatros anos.
Os amigos que ele enxotara de seu estabelecimento foram ao bar de Brian, e lá continuavam a falar sobre o duelo. Temple, tendo se irritado muito com uma cliente que não aceitou a mercadoria que havia encomendado, deixa o armazém, vai até o bar e pede uma garrafa de wiski. Todos ficam espantados, pois nunca alguém o havia visto bebendo. Depois de alguns tragos, Temple se irrita com a conversa que está ouvindo e começa a contradizer a todos: - ninguém atira na garganta do oponente durante um duelo e, sim, no peito ou na barriga. Então começa a mostrar seus conhecimentos sobre o uso de armas. Em dado momento afirma categoricamente: --"Sou o homem mais rápido do mundo" .
Diante do olhar incrédulo de todos, que pensavam que ele estava bêbado, pede emprestada uma arma para fazer uma demonstração. Ninguém quis lhe emprestar. Então, sai rapidamente do bar e se dirige à sua casa. Entrando rapidamente sem se importar com a presença de Dora, vai até uma prateleira e apanha sua arma que ali estava escondida. Coloca seis balas, põe o cinturão e amarra o coldre à perna. Dora, que a tudo assiste, já sabe o que vai acontecer. Implora para que ele não faça aquilo. Ele lhe diz: --"Eles tem que saber quem eu sou".
Quando é visto armado, dirigindo-se rapidamente para o bar, todos começam a segui-lo, espantados. Entra no bar, saca vagarosamente a arma e a mostra a todos, dizendo: --"Eu também tenho minha própria arma". Pede que Brian, o dono do bar, lhe arranje duas moedas de um dólar de prata, e vai até a rua. Pede para que Lou e Eric segurem uma moeda cada um e que, depois que Brian contar até três, as joguem, no mesmo instante, para o alto. Quando as moedas estão no ar, saca a arma e acerta ambas, bem no meio. Todos ainda estão incrédulos. Harvey, o mais incrédulo de todos, está com uma caneca de cerveja na mão. Então, Temple manda que ele estenda o braço e largue a caneca quando quiser, sem aviso. Ele larga e Temple dá um tiro certeiro antes que ela chegue ao chão.
Agora todos já sabem que ele é o "gatilho relâmpago", o homem mais rápido do mundo, e vão ao bar para festejar. Sua arma passa de mão em mão e alguém percebe que ela tem seis marcas na coronha, indicando seis mortes.
Enquanto isso, em Yellow Fork, Vinnie Harold e seus homens estão assaltando o banco local. Harold acaba matando o irmão do xerife, somente porque ele o reconheceu e pronunciou seu nome. Harold o matou "só para ser lembrado". O xerife forma uma patrulha e sai em perseguição aos bandidos. Estes, fazendo uma parada para os cavalos tomarem água, fazem planos para seguir até Cross Creek, pois ela e muito pequena para ter um xerife. Querem trocar seus cavalos por outros descansados, pois estão somente duas horas na frente da patrulha.
Temple, vendo que não poderia mais permanecer em Cross Creek, pois sua fama atrairá todos os pistoleiros em busca de fama, planeja sair rapidamente da cidade. Dora diz que, desta vez, ela não vai acompanhá-lo, como havia feito no passado, andando por todo o país. Além do mais, ele havia mentido para ela, dizendo que tinha se desfeito da arma.
Desesperado, Temple se dirige à igreja onde toda a comunidade está reunida, pois é uma manhã de domingo. Entrega sua arma ao Reverendo e pede para sua mulher acompanhá-lo, pois está saindo da cidade para evitar que ela fique infestada de pistoleiros em busca de fama.
Quando ele e Dora estão saindo, Lou fala à comunidade, dizendo que não deviam deixá-lo partir, pois sempre fora um cidadão exemplar que havia ajudado muitas pessoas da comunidade. Temple contra-argumenta que a notícia sobre o ás do gatilho já deveria ter sido espalhada; de fato, muitos moradores já haviam enviado cartas para parentes contando o ocorrido. Alguém lembrou que as cartas não haviam sido remetidas, pois era um fim de semana e elas poderiam ser retidas. Então, todos os moradores começaram a fazer um juramento individual, que jamais falaria sobre sua façanha.
Enquanto a congregação está reunida, fazendo o juramento, chega a Cross Creek Vinnie Harold e seus capangas. A cidade está completamente vazia, pois todos os seus moradores estão reunidos na igreja. Todos, menos Bobby Tibbs, filho de Brian, o dono do bar. Harold entra no bar onde está Bobby e pergunta onde estão todos. Ele diz que estão na igreja. Então, Swope, um dos capangas pergunta para Bobby se ele sabe quem é o gatilho mais rápido do mundo. Bobby balança a cabeça dizendo que sim. Daí Swope diz que o homem mais rápido do mundo é Harold. Bobby balança a cabeça negativamente e tira do bolso as duas moedas de prata, furadas no centro. Harold não quer acreditar que possa existir alguém capaz de tamanha façanha e, naturalmente, vai desafiá-lo, sabendo que ele está ali, na igreja.
Nesse momento, a mãe de Bobby percebe que ele não está na igreja, então, Brian vai procurá-lo e se depara com os bandidos, em seu bar. Ambos ficam retidos por Harold que quer duelar com Temple, de qualquer maneira. Manda Swope até a igreja dizer para o "ás do gatilho" sair para duelar com Harold. Que seja logo, pois se "patrão" está ficando impaciente e é meio maluco.
Como Temple não sai da igreja para enfrentá-lo, Harold manda Dink ir até o armazém pegar querosene e ensopar todos os edifícios da cidade. Manda Swope ir de novo até a igreja dizer que se o gatilho mais rápido não sair dentro de cinco minutos, ele vai incendiar toda a cidade. Aí, a congregação volta-se contra Temple, dizendo que ele tem que sair e enfrentar Harold, pois ele é o culpado de tudo. Alguns querem colocá-lo para fora à força. Lou, que pedira para que ele ficasse, agora pede para que ele saia e vá lutar. Então, Dora diz que ele não quer sair porque ele está com medo. Temple confessa que, de fato, está com medo; medo de morrer. Alguém grita que ele já matou seis homens, pois as marcas em sua arma indicam isso. Dora diz que ele nunca matou ninguém; que a arma pertencera ao pai dele, o famoso xerife George Kelby, que "limpara" a cidade de Dodge City.
George explica que seu pai negociava com armas e entendia tudo sobre elas. Que o ensinou a atirar, mas que, enquanto aprendia, odiava armas. Contudo, embora tenha aprendido a sacar rapidamente, não aprendeu a sacar contra outra pessoa, pois isso ninguém pode ensinar. Certo dia, um homem o desafiou para um duelo, para saber quem era o mais rápido, e ele ficou com medo. O pai dele disse-lhe que ele poderia fugir se quisesse, mas quem tem o nome Kelby, sempre tem que ficar, sempre tem que lutar. Então o pai dele ficou, lutou e foi morto pelo pistoleiro. E ele não teve coragem de enfrentar o assassino do seu pai.
O tempo estava se esgotando e como ninguém saia da igreja, Harold mandou Dink acender uma tocha para incendiar a cidade. Da porta da igreja Lou grita para Harold não incendiar a cidade porque o homem que ele queria já vai sair. Lou quer pegar a arma de George e enfrentar Vinnie Harold, mas todos dizem que é suicídio, que ele não tem nenhuma chance. Ele diz que ele é o único responsável por George ter permanecido na cidade, por isso ele deve lutar.
George então resolver lutar. Tem tanto medo que até seu estômago está doendo. Coloca o cinturão, amarra o coldre à perna, sai da igreja e chama por Vinnie Harold. Harold parece estar temeroso. Pergunta a Swope como o homem está armado. "Com apenas uma arma e a usa como alguém que sabe usar", responde Swope. Vinnie sai vagarosamente do bar, estudando atentamente George, que parece estar com medo. Gerge começa a descer a escada da igreja e Vinnie vai para o centro da rua. À medida que Geoge se encaminha ao encontro de seu oponente seu semblante vai mudando, parece que está adquirindo confiança. Quando se aproximam, Vinnie lhe pergunta: --" Foi você quem atirou naqueles dólares de Prata?" George responde, quase sussurrando: --"Sim". ---"E por qual nome lhe conhecem?", pergunta Vinnie. –"Kelby... George Kelby" é a resposta. Quando diz seu nome verdadeiro, George está visivelmente mudado e, confiante, prepara-se para sacar, pela primeira vez, contra outro homem.
Durante uma festa onde está toda a comunidade, ele se isola, não dança nem com sua esposa. Começa a se irritar quando seus amigos começam a contar vantagem sobre seus negócios. Sente, no íntimo, que é menosprezado por ser simplesmente um comerciante e por nunca andar armado. Nesta noite, Dora lhe pergunta o que está acontecendo: de novo, suas respostas são evasivas. Ela lhe diz que já sabe o que vai acontecer: o mesmo que já aconteceu em Dodge City, Deadwood, Cheyenne, ...Ela diz que já conhece todos os sinais de seu comportamento nas últimas semanas.
Ele e sua esposa escondem um grande segredo, por isso, eles vêm se mudando de cidade em cidade, nos últimos anos. Então, uma notícia trazida por McGovern, que chega na diligência vinda de Silver Rapids vai mudar totalmente suas vidas: Clint Fallon, um famoso pistoleiro, rápido no gatilho, fora morto por Vinnie Harold, um pistoleiro e assaltante de bancos. Harold queria provar que era o gatilho mais rápido de todos, e vinha desafiando qualquer pistoleiro que tivesse fama.
McGovern, um morador de Cross Creek, diz ter assistido ao duelo de perto. Trouxe consigo um botão que diz ser do colarinho da camisa de Fallon, pois o tiro de Harold o atingiu na garganta. McGovern e os amigos falavam sobre isso o dia inteiro. Quando estavam no armazém de Temple, falando sobre o duelo, Temple começou a ficar irritado, pois considerava que McGovern falava inverdades sobre o acontecido. Perdendo a paciência, Temple praticamente os expulsa de seu estabelecimento, coisa que não era do seu feitio. Sua mulher o repreendeu, dizendo que ele estava com o mesmo olhar em Cheyenne, antes da confusão que lá ocorreu, há quatros anos.
Os amigos que ele enxotara de seu estabelecimento foram ao bar de Brian, e lá continuavam a falar sobre o duelo. Temple, tendo se irritado muito com uma cliente que não aceitou a mercadoria que havia encomendado, deixa o armazém, vai até o bar e pede uma garrafa de wiski. Todos ficam espantados, pois nunca alguém o havia visto bebendo. Depois de alguns tragos, Temple se irrita com a conversa que está ouvindo e começa a contradizer a todos: - ninguém atira na garganta do oponente durante um duelo e, sim, no peito ou na barriga. Então começa a mostrar seus conhecimentos sobre o uso de armas. Em dado momento afirma categoricamente: --"Sou o homem mais rápido do mundo" .
Diante do olhar incrédulo de todos, que pensavam que ele estava bêbado, pede emprestada uma arma para fazer uma demonstração. Ninguém quis lhe emprestar. Então, sai rapidamente do bar e se dirige à sua casa. Entrando rapidamente sem se importar com a presença de Dora, vai até uma prateleira e apanha sua arma que ali estava escondida. Coloca seis balas, põe o cinturão e amarra o coldre à perna. Dora, que a tudo assiste, já sabe o que vai acontecer. Implora para que ele não faça aquilo. Ele lhe diz: --"Eles tem que saber quem eu sou".
Quando é visto armado, dirigindo-se rapidamente para o bar, todos começam a segui-lo, espantados. Entra no bar, saca vagarosamente a arma e a mostra a todos, dizendo: --"Eu também tenho minha própria arma". Pede que Brian, o dono do bar, lhe arranje duas moedas de um dólar de prata, e vai até a rua. Pede para que Lou e Eric segurem uma moeda cada um e que, depois que Brian contar até três, as joguem, no mesmo instante, para o alto. Quando as moedas estão no ar, saca a arma e acerta ambas, bem no meio. Todos ainda estão incrédulos. Harvey, o mais incrédulo de todos, está com uma caneca de cerveja na mão. Então, Temple manda que ele estenda o braço e largue a caneca quando quiser, sem aviso. Ele larga e Temple dá um tiro certeiro antes que ela chegue ao chão.
Agora todos já sabem que ele é o "gatilho relâmpago", o homem mais rápido do mundo, e vão ao bar para festejar. Sua arma passa de mão em mão e alguém percebe que ela tem seis marcas na coronha, indicando seis mortes.
Enquanto isso, em Yellow Fork, Vinnie Harold e seus homens estão assaltando o banco local. Harold acaba matando o irmão do xerife, somente porque ele o reconheceu e pronunciou seu nome. Harold o matou "só para ser lembrado". O xerife forma uma patrulha e sai em perseguição aos bandidos. Estes, fazendo uma parada para os cavalos tomarem água, fazem planos para seguir até Cross Creek, pois ela e muito pequena para ter um xerife. Querem trocar seus cavalos por outros descansados, pois estão somente duas horas na frente da patrulha.
Temple, vendo que não poderia mais permanecer em Cross Creek, pois sua fama atrairá todos os pistoleiros em busca de fama, planeja sair rapidamente da cidade. Dora diz que, desta vez, ela não vai acompanhá-lo, como havia feito no passado, andando por todo o país. Além do mais, ele havia mentido para ela, dizendo que tinha se desfeito da arma.
Desesperado, Temple se dirige à igreja onde toda a comunidade está reunida, pois é uma manhã de domingo. Entrega sua arma ao Reverendo e pede para sua mulher acompanhá-lo, pois está saindo da cidade para evitar que ela fique infestada de pistoleiros em busca de fama.
Quando ele e Dora estão saindo, Lou fala à comunidade, dizendo que não deviam deixá-lo partir, pois sempre fora um cidadão exemplar que havia ajudado muitas pessoas da comunidade. Temple contra-argumenta que a notícia sobre o ás do gatilho já deveria ter sido espalhada; de fato, muitos moradores já haviam enviado cartas para parentes contando o ocorrido. Alguém lembrou que as cartas não haviam sido remetidas, pois era um fim de semana e elas poderiam ser retidas. Então, todos os moradores começaram a fazer um juramento individual, que jamais falaria sobre sua façanha.
Enquanto a congregação está reunida, fazendo o juramento, chega a Cross Creek Vinnie Harold e seus capangas. A cidade está completamente vazia, pois todos os seus moradores estão reunidos na igreja. Todos, menos Bobby Tibbs, filho de Brian, o dono do bar. Harold entra no bar onde está Bobby e pergunta onde estão todos. Ele diz que estão na igreja. Então, Swope, um dos capangas pergunta para Bobby se ele sabe quem é o gatilho mais rápido do mundo. Bobby balança a cabeça dizendo que sim. Daí Swope diz que o homem mais rápido do mundo é Harold. Bobby balança a cabeça negativamente e tira do bolso as duas moedas de prata, furadas no centro. Harold não quer acreditar que possa existir alguém capaz de tamanha façanha e, naturalmente, vai desafiá-lo, sabendo que ele está ali, na igreja.
Nesse momento, a mãe de Bobby percebe que ele não está na igreja, então, Brian vai procurá-lo e se depara com os bandidos, em seu bar. Ambos ficam retidos por Harold que quer duelar com Temple, de qualquer maneira. Manda Swope até a igreja dizer para o "ás do gatilho" sair para duelar com Harold. Que seja logo, pois se "patrão" está ficando impaciente e é meio maluco.
Como Temple não sai da igreja para enfrentá-lo, Harold manda Dink ir até o armazém pegar querosene e ensopar todos os edifícios da cidade. Manda Swope ir de novo até a igreja dizer que se o gatilho mais rápido não sair dentro de cinco minutos, ele vai incendiar toda a cidade. Aí, a congregação volta-se contra Temple, dizendo que ele tem que sair e enfrentar Harold, pois ele é o culpado de tudo. Alguns querem colocá-lo para fora à força. Lou, que pedira para que ele ficasse, agora pede para que ele saia e vá lutar. Então, Dora diz que ele não quer sair porque ele está com medo. Temple confessa que, de fato, está com medo; medo de morrer. Alguém grita que ele já matou seis homens, pois as marcas em sua arma indicam isso. Dora diz que ele nunca matou ninguém; que a arma pertencera ao pai dele, o famoso xerife George Kelby, que "limpara" a cidade de Dodge City.
George explica que seu pai negociava com armas e entendia tudo sobre elas. Que o ensinou a atirar, mas que, enquanto aprendia, odiava armas. Contudo, embora tenha aprendido a sacar rapidamente, não aprendeu a sacar contra outra pessoa, pois isso ninguém pode ensinar. Certo dia, um homem o desafiou para um duelo, para saber quem era o mais rápido, e ele ficou com medo. O pai dele disse-lhe que ele poderia fugir se quisesse, mas quem tem o nome Kelby, sempre tem que ficar, sempre tem que lutar. Então o pai dele ficou, lutou e foi morto pelo pistoleiro. E ele não teve coragem de enfrentar o assassino do seu pai.
O tempo estava se esgotando e como ninguém saia da igreja, Harold mandou Dink acender uma tocha para incendiar a cidade. Da porta da igreja Lou grita para Harold não incendiar a cidade porque o homem que ele queria já vai sair. Lou quer pegar a arma de George e enfrentar Vinnie Harold, mas todos dizem que é suicídio, que ele não tem nenhuma chance. Ele diz que ele é o único responsável por George ter permanecido na cidade, por isso ele deve lutar.
George então resolver lutar. Tem tanto medo que até seu estômago está doendo. Coloca o cinturão, amarra o coldre à perna, sai da igreja e chama por Vinnie Harold. Harold parece estar temeroso. Pergunta a Swope como o homem está armado. "Com apenas uma arma e a usa como alguém que sabe usar", responde Swope. Vinnie sai vagarosamente do bar, estudando atentamente George, que parece estar com medo. Gerge começa a descer a escada da igreja e Vinnie vai para o centro da rua. À medida que Geoge se encaminha ao encontro de seu oponente seu semblante vai mudando, parece que está adquirindo confiança. Quando se aproximam, Vinnie lhe pergunta: --" Foi você quem atirou naqueles dólares de Prata?" George responde, quase sussurrando: --"Sim". ---"E por qual nome lhe conhecem?", pergunta Vinnie. –"Kelby... George Kelby" é a resposta. Quando diz seu nome verdadeiro, George está visivelmente mudado e, confiante, prepara-se para sacar, pela primeira vez, contra outro homem.
Glenn Ford - George Temple / George Kelby, Jr.
Jeanne Crain - Dora Temple
Broderick Crawford - Vinnie Harold
Russ Tamblyn - Eric Doolittle
Allyn Joslyn - Harvey Maxwell
Leif Erickson - Lou Glover
John Dehner - Taylor Swope
Noah Beery Jr. - Dink Wells
J.M. Kerrigan - Kevin McGovern
Rhys Williams - Brian Tibbs
Virginia Gregg - Rose Tibbs
Chubby Johnson - Frank Stringer
John Doucette - Ben Buddy
William 'Bill' Phillips - Lars Toomey
Christopher Olsen - Bobby Tibbs
Paul Birch - Xerife Bill Toledo (Yellowfork)
Florenz Ames - Joe Fenwick
Joseph Sweeney - Reverendo
Walter Baldwin - O cego
Ray Bennett - Bit Role
Esse filme marcou um momento histórico na vida do cineasta Glen Ford. Peçlícula nunca mais vista com tanta sutileza.
ResponderExcluirRealmente um ótimo filme para os apreciadores do gênero, aliás todos os filmes de faroeste com Glenn Ford foram e continuam sendo verdadeiros sucessos
ResponderExcluir