A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

sábado, 31 de julho de 2010

Os Brutos Também Amam (Shane, 1953)


. Direção: George Stevens
. Roteiro: A. B. Guthrie
. Origem: Estados Unidos
. Duração: 117 minutos
. Cor: Colorido
Sinopse:
Shane, um pistoleiro solitário e misterioso, está cavalgando para o Norte, sem um objetivo aparente. Passando por um vale no Wyoming, aproxima-se do rancho de Starrett, que faz parte de um recém criado assentamento de criadores e agricultores que vem tendo problemas com os antigos criadores de gado, que querem expulsá-los porque eles cercam suas terras, dificultando a livre locomoção do gado, que é criado solto, sem invernada.

Shane é bem recebido pelos Starret e, enquanto bebia um pouco de água, Joey, o filho de Starrett, que estava brincando com um rifle, faz um ruído ao manejar a arma; Shane, num ato de puro reflexo, coloca-se na posição de sacar a arma. Starrett imediatamente percebeu que Shane era um pistoleiro experiente.

Neste instante, aparece Ryker, um grande proprietário de terras, acompanhado de vários homens. Ryker vive aterrorizando os agricultores: destrói suas plantações, mata seus animais e faz ameaças. Starret pensa que Shane faz parte do bando e ordena que ele se retire de sua casa. Ryker e seus homens invadem o quintal de Starrett, pisoteando e destruído sua horta. Está fazendo as costumeiras ameaças, quando Shane surge de trás da casa, dizendo trabalhar para Starrett. Ryker vendo que ele estava armado, não o confronta e vai embora. Starrett então o convida para ficar.Pela manhã, Starret pede que Shane vá à cidade comprar algumas mercadorias que ele havia encomendado.

Ernie, um dos agricultores, fala para Starrett que vai desistir e deixar o vale, porque Ryke destruiu sua plantação de trigo e cortou as suas cercas. Starrett pede para que ele não desista e diz que vai marcar uma reunião com os outros agricultores para resolverem o que fazer.

Shane, que foi desarmado à cidade, está fazendo compras no armazém onde estão vários homens de Ryker. Quando vai ao bar tomar um refrigerante, começa ser provocado e insultado Chris, que faz parte do bando. Shane não dá importância ao fato e retira-se.

A reunião dos agricultores foi feita na casa de Starrett. Sete colonos afirmam que não vão se intimidar com Ryker. Shane que estava presente à reunião, ouve um lavrador contar o que aconteceu no bar, insinuando que Shane se acovardou. Fica combinado que os colonos deverão ir à cidade sempre em grupos, por questão de maior segurança.

Marian Starrett percebe que Joey, seu filho, está se apegando muito a Shane, e pede para ele ter cautela, pois Shane, naturalmente, vai partir algum dia. Na verdade, percebe-se que entre ela mesma e Shane, está surgindo um clima de afeto.

Conforme o combinado, os colonos formaram um grupo para irem à cidade comprar mantimentos e implementos, juntamente com Shane, que adotou a postura de andar desarmado, pois está querendo mudar de vida. Durante as compras, Shane vai novamente ao bar comprar um refrigerante e começa a ser provocado e insultado por Chris, que está acompanhado por Ryker e seu bando. Shane, reagindo, acerta-lhe um soco, derrubando-o. O bando todo ataca Shane, que se defende como pode; sendo imobilizado por vários homens, começa a ser espancado por Ryker. Starrett, vendo o que acontecia, vem em seu auxílio, armado com o cabo de um machado. A pancadaria é geral e o bando é vencido.

Vendo a valentia de Shane e a liderança de Starrett, Ryker manda chamar o famoso pistoleiro Jack Wilson, de Cheyenne. Ryker continua hostilizando e aterrorizando os colonos, que começam na abandonar o assentamento.

Joey descobriu a arma de Shane, que estava escondida no estábulo, onde ele dormia. Pediu que ele o ensinasse a atirar. Shane concorda e dá uma demonstração de sua pontaria e destreza. Marian, que a tudo assistia, ficou contrariada, dizendo que não queria que seu filho aprenda a usar armas.

No dia 4 de julho, os colonos se reúnem para comemorar o feriado nacional. Shane e Marian dançam juntos e Starrett os observa. O seu olhar o trai. Ele sente que algo está acontecendo entre sua mulher e Shane, mas parece conformado.

Depois da festa, quando Starrett está chegando em sua casa com a família e Shane, encontra Ryker e seu bando, acompanhado de Jack Wilson, dentro de sua propriedade. Ryker oferece um emprego para ele, afirmando que ele vai ganhar mais do que trabalhando como agricultor. Depois, faz uma oferta de compra pelas suas terras. Ambas são rejeitadas por Starrett. Enquando isso, Shane observa de perto Jack Wilson e percebe que ele é, de fato, um pistoleiro.

Torrey e Sueco, desrespeitando o que fora combinado na reunião, vai à cidade fazer compras acompanhado somente de Sueco. Torrey é um ex-combatente de guerra, esquentado e brigão. Quando se aproximam do armazém, são avistados por Rufe Ryker e Jack Wilson, que preparam uma provocação, com a finalidade de irritar Torrey para que Wilson possa matá-lo em "legítima defesa". Torrey cai na cilada e é morto, facilmente, por Wilson, que é um pistoleiro rápido.

Com a notícia da morte de Torrey, os colonos começam a debandar, embora Starrett tente convencê-los a ficar. Lewis, que está abandonando o assentamento, passa no cemitério para assistir ao enterro de Torrey. Neste momento, os homens de Ryker incendeiam a casa que Lewis deixara para trás. A fumaça é vista do cemitério e Lewis fica revoltado. Todos os colonos propõem-se a ajudá-lo a reconstruir sua casa se ele desistir de abandonar o assentamento, e ele concorda.

Rufe Ryker, vendo o que tinha acabado de acontecer, resolve matar Starrett, pois ele era o líder que mantinha os colonos unidos. Nesta mesma noite, manda, então, seu irmão convidar Starrett a vir até a cidade para conversar com ele, para poder emboscá-lo. Starret percebe que é uma cilada, mas resolve ir assim mesmo, para não parecer um covarde. Marian implora para que ele desista deste intento, mas ele está resoluto e não atendo aos seus pedidos. Neste instante, no estábulo, Shane recebe a visita de Chris Calloway, do bando de Ryke, com quem havia brigado. Calloway diz que não está de acordo com o que Ryke anda fazendo e avisa que está sendo preparada uma emboscada para matar Starrett.

Shane, que até este momento mantivera-se fora dessas disputas, resolve agir e prepara-se para ir à cidade. Veste sua antiga roupa de cowboy, coloca o cinturão com o coldre e a arma e vai falar com Starret. Diz que ele não é páreo para Wilson, um pistoleiro rápido e experiente; que será morte certa. Starrett, furioso, não admite que Shane o impeça de ir e acerta-lhe um soco. Os dois brigam ferozmente; Shane, percebendo que não pode vencê-lo, saca o revolver e acerta uma coronhada em sua cabeça, deixando-o desacordado.

Marian, vendo o que aconteceu, diz para Shane: -- "Você não queria mais se meter em tiroteios". Ele responde: --"Mudei de idéia". Ela então lhe pergunta, com uma expressão que trai seu amor por ele: -- "Você está fazendo isso por mim?". E ele, contendo-se, responde-lhe: -- "Por você, por Joe e por Joey".

Shane parte para enfrentar Ryker e Joey segue-o, correndo através dos campos. Chega a tempo de ver Shane entrar no bar, e confrontar-se com Ryker. Wilson, confiante e arrogante, se posta à sua frente, em posição de sacar a arma e o desafia. Shane prepara-se... e acontece o duelo mortal.

Clique Para Ampliar
Tema de Shane
 
Elenco: * Biografia
· Alan Ladd (Shane)*
·
Jean Arthur (Marian)*
·
Van Heflin (Joe Starrett)*
·
Brandon De Wilde (Joey)*
·
Jack Palance (Jack Wilson*
·
Elisha Cook, Jr. (Frank 'Paredão' Torrey)*
·
Ben Johnson (Chris Calloway)*
·
Edgar Buchanan (Fred Lewis)*
· Emile Meyer .... Rufus Ryker
Download TORRENT 702 MB AVI Legendado


Nenhum comentário:

Postar um comentário