A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery, 1903)

Estados Unidos, 1903, 10m, western
Realizador: Edwin S. Porter
Argumento: Edwin S. Porter, baseado numa história de Scott Marble
Atores: George Barnes, John Manus Dougherty Sr., Tom London, A.C. Abadie, Gilbert M. ‘Broncho Billy’ Anderson
Sinopse e Comentários:
Um grupo de bandidos assalta um trem e é perseguido por agentes de autoridade.The Great Train Robbery é um dos grandes marcos da história da sétima arte, não só por ser o primeiro filme narrativo de sempre, mas também porque utiliza um conjunto de técnicas pioneiras que estabeleceram convenções cinematográfica ainda hoje utilizadas: movimentos de câmara, montagem paralela, cortes de forma a mostrar acções em locais diferentes, o uso de um boneco como “duplo”, entre outras. The Great Train Robbery é também o primeiro western do cinema e também aqui estabeleceu diversos standards como, por exemplo, os tiros que forçam uma pessoa a dançar, a perseguição a cavalo e o tiroteio final.
Realizado por um antigo operador de câmara de Thomas Edison, The Great Train Robbery foi filmado em Novembro de 1903 em diversos locais (nos estúdios de Edison em Nova Iorque, numa linha de comboio verdadeira e em Nova Jersey), o que constituiu uma novidade para a época. Utilizando actores não profissionais (alguns interpretaram diferentes personagens), The Great Train Robbery foi baseado numa história verídica de 1896, mas o filme utiliza o título de uma famosa peça da época, tendo-se revelado um verdadeiro sucesso comercial e, mais importante, estabeleceu o cinema como uma atividade comercial viável.
Como curiosidade refira-se que a cena final (um dos bandidos a disparando um revolver para o ecrã) tornou-se uma sensação na época já que o cinema era uma novidade e as pessoas ainda não compreendiam plenamente esta nova arte. Por isso, as pessoas reagiam à cena, primeiro, com medo e depois com alivio e até risos. A cena, que nada tem a ver com a história do filme, podia, de acordo com a Edison Manufacturing Company, ser utilizada no início ou no final do filme (ficava à consideração dos donos das salas de cinema), mas em praticamente todas as cópias existentes do filme a cena surge no final.
Considerado um acontecimento importante da história dos Estados Unidos, The Great Train Robbery é um os filmes preservados pela Biblioteca do Congresso Norte Americano, que tem à sua guarda, em perfeitas condições, os negativos originais do filme.
Sinopse extraida de: http://www.chambel.net/?p=231

Download TORRENT 118 MB AVI Legendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário