A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Matar ou Morrer (High Noon, 1952)

• Direção: Fred Zinnemann
• Roteiro: John W. Cunningham e Carl Foreman
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 85 minutos
. Cor: Branco e Preto


Sinopse e comentários:
O Sheriffe Will Kane está se casando com Amy, sendo este dia o último como xerife da cidade, pois êle e a sua esposa irão embora logo após o casamento. Durante a cerimônia, fica sabendo que, ao meio-dia (High Noon), chegará de trem o criminoso Frank Miller que havia sido preso por Kane e condenado à forca. Contudo, sua pena foi comutada e o mesmo vem para cidade para se vingar. Amy Kane que é quaker e contra qualquer tipo de violência pede para Kane que ambos vão embora para não haver enfrentamento com o bandido. O mesmo pensa a maioria da população que não quis lhe prestar ajuda, deixando-o só para enfrentar Miller e seus três capangas. Kane sabe que se fugir deste desafio desigual ficará fugindo para sempre. Este filme segue a linha de outros produzidos na década de 1950. Mostra a população acomodada e desunida. A covardia individual gera o coletivo covarde, não percebendo a força da união.
John Wayne disse achar que o filme era uma alegoria ao macartismo e, numa entrevista à Playboy de 1971, disse que High Noon era "the most un-American thing I've ever seen in my whole life" (A coisa mais antiamericana que ele já havia visto).
Premiações:
Oscar de Melhor Ator para Gary Copper; melhor edição e melhor canção para Do Not Forsake Me, Oh My Darlin', cantada por Tex Ritter. Foi indicado ainda para os prêmios de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro. Katy Jurado recebeu o Globo de Ouro como a melhor atriz coadjuvante.
Do Not Forsake Me, My Darling by Tex Ritter



Lyrics
Do not forsake me, oh, my darlin',
On this, our wedding day.
Do not forsake me, oh, my darlin'
,Wait; wait alone.
I do not know what fate awaits me
.I only know I must be brave.
For I must face a man who hates me
,Or lie a coward, a craven coward
;Or lie a coward in my grave.
Oh, to be torn 'twixt love an' duty
.S'posin' I lose my fair-haired beauty.
Look at that big hand move along,
Nearing high noon.
He made a vow while in state prison:
Vowed it would be my life for his an',
I'm not afraid of death but, oh, what shall I do,
If you leave me?
Do not forsake me, oh, my darlin':
You made that promise as a bride
.Do not forsake me, oh, my darlin'.
Although you're grievin', don't think of leavin',
Now that I need you by my side.
Wait along, (Wait along.)
Wait along.Wait along.
(Wait along, wait along, wait along, wait along.).
Elenco e Biografia



Download Torrent 695 MB AVI - Legendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário