A QUEM SE DESTINA

DESTINADO AOS APRECIADORES DOS FILMES DE FAROESTE QUE REVELARAM OS MAIORES ASTROS DE TODOS OS TEMPOS

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

The Covered Wagon, 1923

. Direção: James Cruze
. .Roteiro: Aland Crosland

. .Origem: Estados Unidos
. .Duração: 98 Minutos

. .Cor: Branco e Preto
. Filme Mudo

Sinopse:


Em maio de 1848, uma grande caravana de carroções cobertos, conduzidos por pioneiros com suas famílias e todos os seus bens, se reúne em Westport Landing, agora conhecida como Kansas City. A caravana, comandada por Jesse Wingate, espera a chegada da primavera e todos estão entusiasmados para percorrer as 2.000 milhas até o Oregon.

Pouco antes da partida, outra caravana, proveniente de Liberty, Missouri, e comandada pelo jovem Will Banion, veterano da guerra mexicana, se junta à caravana de Wingate. Banion e Molly, filha de Wingate, logo mostram mútuo interesse, o que provoca ciúmes em Sam Woodhull, noivo de Molly e lugar tenente de Wingate. Willian Jackson, amigo de Banion, que conhece o caminho até o Oregon, propõe que nomeiem Banion como chefe da caravana, pois o caminho é difícil e perigoso. Contudo, não é atendido.

Wingate pede para que Banion reúna todo o gado na retaguarda da caravana e diz que as carroças vindas de Liberty ficarão sob o comando de Woodhull.

Em 24 de maio de 1848, a maior caravana, jamais vista no vale de Platte, espera impaciente pelo toque do clarim que será o sinal para a partida. Soa o clarim, os chicotes golpeiam o couro dos bois e das mulas e a caravana, com quinhentos carroções cobertos, começa sua jornada para o Oeste.

Duas semanas depois, com 200 milhas já percorridas, o desânimo e a nostalgia começam a abater os fracos de espírito e muitos abandonam a luta e retornam. Durante uma parada para o descanso, Molly monta um cavalo que dispara, colocando sua vida em perigo. Banion apanha um cavalo e alcança Molly salvando-a. Woodhull, enciumado, diz para Banion que foi bom ele ter devolvido o cavalo, pois ele tinha o habito de se apoderar deles e esquecer-se de devolvê-los. Incontinenti, Banion o derruba com um soco. Woodhull apanha seu rifle para atirar em Banion, mas é contido por Jackson que lhe aponta o seu rifle.

Dia após dia, semana após semana, percorrendo somente doze milhas por dia, a caravana avança. Uma noite, quando Banion convida Molly para dançar a quadrilha, Woodhull fica enfurecido de ciúmes e dirigindo-se a Wingate, afirma que Banion foi expulso do exército sob a acusação de roubo de gado. Wingate diz para sua filha que Banion é renegado e ladrão de gado. Depois, proíbe Banion de se aproximar de Molly.

Quando a caravana alcança a foz do rio Platte, encontra um braço de rio, o rio Kaw, que se une ao Missouri, o que faz a caravana se deter. Alguns índios amigos oferecem uma balsa para a travessia, contudo, pedem 10 dólares por carroça, o que Wingate acha muito, pois vai comprometer as finanças. Woodhull diz que a caravana pode atravessar o rio e Banion o contradiz, pois prova que o rio é muito fundo. Perguntado sobre o que fazer, ele propõe continuar seguindo o rio e ir colhendo troncos que, colocados nas laterais das carroças, as farão flutuar. Woodhull o chama de velhaco e os dois começam uma briga violenta. Banion sai vencedor. Depois da briga, chega Molly e diz que Banion é um animal, que machucou os olhos de outro homem.

O ambiente entre os pioneiros começa a se deteriorar e brigas começam a acontecer. Wingate, então, decide dividir a caravana. As carroças vindas de Liberty serão comandadas por Banion. Alguns colonos resolvem seguir Banion, pois ele parece saber o que faz.

Woodhull, no comando de algumas carroças, resolve atravessar o rio em busca de forragem e carne de búfalo. Para isso, usa a balsa dos índios e não paga nenhum centavo e ainda mata o índio que reclamou o pagamento.

Após ter chegado ao local onde a caravana de Banion atravessara o rio, a caravana de Wingate se detém para recolher troncos que farão as carroças flutuar. Cruzam o rio com grande perda de carroças e de mantimentos. Banion e Jackson, após terem cruzado o rio, observam que as carroças de Woodhull foram atacadas e incendiadas pelos índios e o encontram rastejando e dizendo que só ele escapou e que os outros foram capturados. Jackson diz para Banion matar Woodhull e colocar a culpa nos índios. Banion acaba salvando Woodhull e pede que Jackson vá se encontrar com Wingate.

Chega o outono. Separadas por poucas milhas, as duas caravanas entram no vasto território que mais tarde seria o Wyoming. O alimento começa a escassear e eles já pensam em abater os cavalos para conseguir carne. Por sorte, avistam rastros de búfalos e encontram um crânio descarnado de boi onde estava desenhado um mapa da trilha. Fora deixado por Brigham Young, chefe dos Mórmons, que haviam passado por ali.

De repente, uma manada de búfalos é avistada e cada homem útil vai apanhar sua arma para a caçada que alimentará as centenas de bocas famintas. Durante a caçada um homem cai na areia movediça e Jackson corre para salvá-lo. Quando o retira da areia, percebe se tratar de Woodhull; decepcionado, tenta jogá-lo de volta na areia e é impedido por Banion que chegou logo a seguir.

As caravanas seguem através do Wyoming e encontram as primeiras cadeias de montanhas geladas pelo frio de outubro. A caravana de Banion entra no entreposto chamado Fort Bridger, poucas milhas à frente de Wingate. Durante uma bebedeira, Joe Duston confidencia para Jim Bridger, dono do entreposto que havia recebido o despacho de um advogado, dizendo que Banion havia sido inocentado da acusação de roubo de gado, pois ele havia se apropriado do gado para que seus homens não morressem de fome. Duston encarregou Bridger de transmitir a noticia a Banion e também lhe mostrou algumas pepitas de ouro provenientes da Califórnia, onde havia sido descoberta grande quantidade de ouro. Mas, quando a bebedeira passou, Bridger não se lembrava da notícia que tinha que transmitir a Banion.

Por fim, a caravana de Wingate chega a Fart Bridger. A notícia da descoberta de ouro na Califórnia se alastra como fogo e a Califórnia se torna a nova terra prometida. À noite, um ar de festa paira sobre o acampamento. Todos colocaram seus trajes de gala, pois Molly vai se casar com Woodhull. Jim Bridger invade a carroça onde Molly estava se arrumando e diz para ela não se casar com Woodhull até que ele se lembre do que Duston falou sobre Banion. Mas, para isso, ele tem que se embebedar para se lembrar. Molly, então, lhe oferece um garrafão de whisky e Bridger sorve a bebida em grande quantidade até cambalear e se lembrar e contar para Molly que Banion fora inocentado. Molly, vestida de noiva sai da carroça e vai falar com Woodhull sobre o que Bridger lhe contou e diz que vai buscar Banion. Nesse instante, os índios estão cercando o acampamento sem ninguém perceber. Um índio retesa o arco e atira uma flecha que acerta o peito de Molly.

Todos se preparam para se defender do ataque que acontecerá pela manhã. Wingate pede que alguém vá buscar Banion, mas ninguém conseguirá passar pelo cerco. Amanhece e ataque começa com grande ferocidade. Os índios conseguem romper o círculo de defesa das carroças, ateando fogo em uma delas e começam a ultrapassar o perímetro de defesa. De repente aparece a cavalaria com Banion à frente. Quem os alertou foi Jed, o garoto irmão de Molly, que conseguira passar furtivamente pelos índios.

Quando os índios se retiram e a batalha termina, Banion pede a Wingate para ver Molly e ele lhe responde que ela está prometida a Woodhull e com ele vai casar. Abatido, Banion parte para a Califórnia, em busca de ouro.

A caravana sofre um atraso de algumas semanas por causa da perda de homens e carroças. Agora Wingate se defronta com outro problema: as nevadas que já começaram. Jackson resolve partir para a Califórnia e pergunta para Molly se ela tem alguma mensagem para alguém. Ele pede para ele dizer A Banion que o esperará no Oregon.

Depois de 2.000 milhas de trabalho dura e perigoso, a caravana supera o terceiro e último posto avançado, o Fort Hall. Lá havia um marco que indicava o caminho para o Oregon e para a Califórnia. Lá, Wingate se defronta com outro obstáculo: a cobiça. Um homem que chegara recentemente da Califórnia disse que lá se encontra ouro em cada pedaço de rocha. Muitos começam a se desfazer dos seus arados para seguir para a terra prometida. Wingate reúne todos e lhes diz: --"A picareta e a pá jamais construíram uma nação. O arado, este pode fazê-lo".

Muitas carroças abandonam a caravana e rumam para a Califórnia. Woodhull se aproxima de Molly e diz: --"Sei que você jamais se casará comigo e se eu puder achar o Banion, você também não se casará com ele". Dito isso, ele abandona a caravana.

Mês após mês, através das montanhas do Norte e das terras áridas do Nordeste, território dos Shoshones, os homens do arado alcançam seu objetivo.

Primavera de 1849. O que aconteceu com os homens valentes que deixaram Westport com suas carroças? Alguns só encontraram desilusões, outros, o final do arco Iris. Jackson chega à Califórnia e está perguntando por Banion e o homem diz que ele era o segundo que fazia a mesma pergunta neste dia. Jackson encontra a cabana de Banion e os amigos se abrfaçam. Então Jackson diz para Banion que Molly o está esperando no Oregon. Quando entram na cabana, Banion mostra um monte de bolsas cheias de ouro. Woodhull chega à cabana de Banion logo a seguir. Atira uma pedra na janela e fica de tocaia, empunhando um rifle. Ele quer matar Banion como vingança por ter perdido Molly. Banion sai da cabana para ver o que estava acontecendo. Woodhull levanta-se lhe apontando o rifle e, antes de disparar, é atingido por uma bala disparada por Jackson que estava na janela.

Banion, agora um homem rico, vai para o Oregon em busca do seu amor. Quando chega ao assentamento dos novos colonos, encontra Molly do lado de fora da cabana. Aproximam-se, se abraçam e se beijam.
.
Comentários:
.
The Covered Wagon foi o primeiro épico do faroeste. Antes dele, os filmes de faroeste protagonizados por Tom Mix e Broncho Billy atraiam multidões e dominavam o mercado, contudo, The Covered Wagon foi um divisor de águas, porque contém todos os elementos do faroeste, como: tiroteios e ataques de índios, etc, mas tudo foi feito em grande escala.

Foram usadas mais de 400 carroças cobertas, autênticas "Conestoga", atravessando rios caudalosos e enfrentando tempestades de neve e o deserto. Foi a celebração do espírito pioneiro da América e se tornou um enorme sucesso de bilheteria. Logo, vários outros faroestes épicos o seguiram, como The Iron Horse, de John Ford.

Os 3.000 atores passaram mais de três meses no deserto de Utah. Sofreram inundações, tempestades de neve temperaturas negativas e até falta de alimentos.

Mais de mil índios participaram das filmagens. São Arapahoes, Bannocks, Shoshones e Crows de Wyoming e Navajos do Arizona. Nove quilômetros quadrados de pradaria foram queimados para que pudessem ser feitas as grandes cenas.

As cenas onde 500 carroças atravessavam rios foram feitas com grandes riscos para os homens, cavalos e bois, pois estes tinham que nadar para não morrer.

Nas cenas de caça foram utilizados 500 búfalos, que na época era o maior rebanho de búfalos selvagens existente nos Estados Unidos. O problema é que praticamente não havia mais búfalos selvagens vagando pelas pradarias. Então, James Cruze lembrou-se da existência de uma manada de búfalos em uma ilha deserta localizada a dezoito milhas de Salt Lake, pertencente à firma Buffalo Livestock Corporation que concordou que James Cruze utilizasse a manada para as filmagens. Vaqueiros conduziram os búfalos para uma planície onde estavam montadas as câmeras para as filmagens. Consta que sete animais foram abatidos nas cenas de caça, inclusive um búfalo que colocou a vida de um artista em risco.

Foram utilizados mais de 40.000 metros de lona na cobertura das carroças. As cenas filmadas na neve foram feitas após uma nevasca que caiu, providencialmente, no momento certo. A temperatura era escaldante durante o dia e caia abaixo de zero durante a noite.

As principais filmagens foram realizadas no Baker Ranch, de propriedade de Otto Meek, com aproximadamente 200.000 acres, o mais rancho de Nevada, localizado no Snake Valley, onde havia um grande lago que foi utilizado nas cenas de travessia do rio.

The Covered Wagon foi o filme mais colossal jamais feito até então; provavelmente, nada tão grande foi feito depois.

Em outros países o filme recebeu os seguintes títulos: La Caravana de Oregón, Os Pioneiros, A Caravana Gloriosa, I Pioneri, La Caravane vers l' Ouest e Die Karawane.
.
Atualmente, The Covered Wagon é um filme muito raro, difícil de ser encontrado, inclusive na Internet.


Assistir On Line





Elenco:



J. Warren Kerrigan - Will Banion
Lois Wilson - Molly Wingate
Alan Hale - Sam Woodhull
Ernest Torrence - William Jackson
Tully Marshall - Jim Bridger
Ethel Wales - Sra. Wingate
Charles Ogle - Jesse Wingate
Guy Oliver - Kit Carson
Johnny Fox - Jed Wingate

Download 4Shared 779 MB AVI
Legendas em Espanhol e Italiano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário